Notícias

Brasileiros vivem no limite do orçamento, diz pesquisa

A pesquisa é da Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)

Desde de 2017, a Confederação de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que contam com apoio da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), vêm medindo o bem-estar dos brasileiros. Em fevereiro deste ano, o indicador apontou que 64% dos consumidores vivem no limite do orçamento. Os dados mostram ainda que 26% conseguem, às vezes, ter uma reserva e apenas 9% dos entrevistados afirmam que sempre ou frequentemente contam com alguma sobra. Além disso, 27% temem que o dinheiro não dure até o fim do mês.

Outro dado interessante aponta que apenas 10% estão preparados para lidar com imprevistos. Segundo a CNDL, “o nível de bem-estar financeiro de cada consumidor varia de acordo com respostas dadas em dez questões que avaliam os hábitos, costumes e experiências com uso do dinheiro. Numa escala que varia de zero a 100, quanto mais próximo de 100, maior o nível médio de bem-estar financeiro da população; quanto mais distante de 100, menor o nível”.

Para a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, “Quanto à conjuntura, o consumidor não viu grande melhora, já que a queda no nível de desemprego e o aumento da renda continuam sendo pouco expressivos. Além disso, os aspectos comportamentais, que têm peso importante no bem-estar financeiro, também levam algum tempo para mudar”, explica”.

Com relação ao futuro, 55% dizem deixar alguns projetos de lado para garantir o futuro financeiro da família, e mais da metade (51%) acreditam que pelas condições que possuem não comprarão ou realizarão sonhos.

Com informações da CNDL.

Notícias
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC busca esclarecimento sobre ITCMD com a Fazenda

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC fortalece parceria com o Programa Brasil Mais

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais