Notícias

Infraestrutura e mobilidade pontuam reunião da Região Metropolitana de Florianópolis

Encontro reúne dirigentes lojistas e representantes do poder público na sede da Federação

As dificuldades enfrentadas em rodovias estaduais e federais, assim como o abastecimento de energia elétrica, foram os temas que preponderaram no encontro promovido pela Federação das CDLs (FCDL/SC) na terça-feira, 21 de março, na sede da entidade.

Os gargalos das BRs 101 e 282 – tanto no trecho da Via Expressa quanto na subida da Serra – e das SCs 108 e 410 impactam diretamente no varejo, seja pela circulação de produtos, quanto pelo deslocamento de quem trabalha ou consome no comércio das cidades ao redor destas vias. Além de presidentes e dirigentes do movimento lojista, participaram vereadores e prefeitos da região, assim como o deputado Silvio Dreveck, presidente da Assembleia Legislativa.

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, comentou que o projeto de ampliação da BR-282 necessita de recursos volumosos – cerca de R$ 500 milhões – e que nem mesmo há previsão orçamentária do governo federal para a demanda. Para que seja realizada, a alternativa foi dividir o projeto em duas fases. “Esse projeto tem necessidade urgente de ser implantado. Estamos começando do zero. A ordem de serviço deve sair até o fim do ano para começar a obra”, conta. Ele aproveitou para lembrar ações como a de combate aos ambulantes, deflagrada em janeiro. Loureiro também relatou que espera decisão do Supremo Tribunal Federal ainda neste semestre para suspensão da cobrança do laudêmio em terrenos de marinha afetados pela linha preamar, vigente desde 1831.

Presidente do Poder Legislativo estadual, Dreveck relatou que uma das ações que mais tem acompanhado é a tramitação de projetos sobre concessões de rodovias e a possibilidade de implantação de parcerias público-privadas (PPPs). Ao discorrer sobre as feiras itinerantes, o parlamentar reforçou que é preciso se debruçar sobre o projeto que tramita na Assembleia e verificar quais mudanças podem ser adotadas sem prejuízo à economia formal.

Representantes da Celesc também estiveram presentes e ouviram dos empresários o pedido para que haja mais infraestrutura no abastecimento de energia elétrica. Luiz Carlos Facco, gerente da Agência Regional da Celesc, discorreu sobre a estrutura existente para atender aos municípios da Grande Florianópolis.

A reunião foi coordenada pelo presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, e pelo vice-presidente de coordenação distrital, Olair Klemtz, e contou ainda com a presença do vice-presidente para assuntos públicos e políticos, Raul Weiss, diretores distritais e presidentes de CDLs. Tauffer lembrou que “há boas ações, que merecem ser replicadas em todas as cidades e o movimento lojista tem grande envolvimento com todos os temas do cotidiano das pessoas”.

Reuniões regionais
O encontro faz parte do novo modelo de trabalho implantado pela FCDL/SC para dar celeridade às demandas necessárias para o desenvolvimento do varejo e da sociedade. Trata-se das Reuniões de Regiões Metropolitanas. A série de eventos reúne dirigentes das CDLs, da Federação e representantes do poder público em um mesmo ambiente para elaboração de uma pauta macrorregional com questões fundamentais e estratégicas para o setor terciário da economia, que ainda este ano deverá ser encaminhada ao governo do estado.

As Regiões Metropolitanas foram criadas em 2010, quando a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) promulgou a Lei Complementar 495/10, que instituiu em Santa Catarina 11 regiões metropolitanas, distribuindo entre elas os 295 municípios do estado. O objetivo é buscar de maneira uniformizada benefícios para os municípios que compõem uma mesma região e também para que se possa habilitar a receber recursos federais por meio da Lei 13089/2015, que rege sobre o desenvolvimento urbano integrado nas regiões metropolitanas.

Notícias
  • Vacinação e datas comemorativas aumentam expectativa do comércio para fim de ano

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC cumpre agenda na Alesc nesta quarta-feira, 20

    Continue lendo Clique e leia
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais