Notícias
Juntar dinheiro está entre metas dos brasileiros para 2019

A busca pela organização do orçamento familiar está crescendo entre os brasileiros. Recente pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aponta que as principais metas financeiras da população em 2019 é juntar dinheiro (51%) e quitar dívidas (37%).
Apesar dos resquícios da lenta retomada da economia os níveis de confiança crescem. A pesquisa aponta que sete em cada dez entrevistados (72%) estão otimistas com o cenário econômico de 2019, apenas 8% temem que a situação piore e 6% acreditam que ficará igual.
Já para aqueles que esperam lidar com problemas financeiros comentaram que as principais consequências serão comprar menos (55%), atrasar contas (51%) e guardar dinheiro (50%). Substituir marcas geralmente consumidas por produtos mais baratos também está entre os relatos dos entrevistados (23%).
Para 58% os resquícios da crise devem continuar impactando o dia a dia em 2019. Já 26% não enxergam algum tipo de reflexo no cotidiano.
Outro dado interessante é que os otimistas com a retomada da economia planejam manter as contas em dia (69%), fazer reserva financeira (59%), e realizar algum sonho de consumo (57%).
Para concretizar as metas, muitos consumidores estão tomando algumas medidas para evitar os reflexos da crise neste ano. Para isso, organizar ou controlar mais as contas da casa (51%), pesquisar os preços (50%), aumentar a renda com trabalho extra e bicos (44%) e evitar o uso do cartão de crédito (44%) serão algumas das medidas tomadas.
Já os principais medos dos brasileiros com relação a vida financeira são não conseguir pagar as contas (61%), não guardar dinheiro (45%), abrir mão de confortos (34%), não conseguir um emprego (28%) e perder o emprego (20%).
Foram entrevistadas 702 pessoas, entre 27 de novembro e 10 de dezembro de 2018, de ambos os sexos e acima de 18 anos, de todas as classes sociais, em todas as regiões brasileiras. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais para um intervalo de confiança a 95%.
Com informações: CNDL
Baixe a íntegra da pesquisa em https://www.spcbrasil.org.br/pesquisas