Notícias

MeConta: FCDL/SC e Fatori Bank lançam fintech para o varejo catarinense

Por meio de app e cartão, lojistas poderão conceder crédito a consumidores, além do pagamento de contas, cashback e antecipações (como o FGTS). Operação piloto inicia em outubro, na Grande Florianópolis, com R$ 50 milhões disponíveis para crédito. / Foto: Divulgação

Um banco digital para pagamento de compras, antecipação e empréstimos, direcionado a mais de 44 mil lojistas e milhões de consumidores no Estado. Este é o propósito da fintech MeConta, que a Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC) e o Fatori Bank apresentam em modelo piloto na Grande Florianópolis nesta terça (04), em evento na CDL de Palhoça.

Por meio de um aplicativo, disponível para iOS e Android, os varejistas associados à FCDL poderão oferecer crédito, condições especiais de pagamento e outras facilidades – como pagamento de contas antes exclusivas em bancos e lotéricas nas próprias lojas – aos consumidores do estado.

A ideia surgiu em abril de 2020, sob o impacto da pandemia e do comércio com as portas fechadas, dentro do comitê de inovação da FCDL/SC, que congrega 209 Câmaras de Dirigentes Lojistas no estado e mais de 44 mil lojistas associados – grande parte formada por empresas de pequeno porte e familiares, com dificuldade para acessar crédito e oferecer serviços digitais aos consumidores.

“Criamos o comitê de inovação com o objetivo de estimular a conexão com o ecossistema, e a partir dela, identificar oportunidades que ajudem nossos associados a vender mais e melhor. A MeConta é o primeiro projeto idealizado pelo comitê”, comenta Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC. Sócio da operação, a Fatori Bank disponibilizou inicialmente um total de R$ 50 milhões para que os lojistas possam conceder crédito a seus consumidores.

“Colocar dinheiro no mercado é uma necessidade para que o varejo possa incrementar as vendas”, explica Paulo José Fiamoncini, conselheiro do SPC/SC e líder do comitê de inovação da FCDL/SC. “Nós temos uma expertise de décadas com análise e concessão de crédito e com a MeConta iremos muito além disso – conforme a necessidade dos lojistas iremos adicionando serviços. Estamos desenvolvendo e apresentando o banco do lojista catarinense”.

Fonte SC Inova

Notícias
  • FCDL/SC e Sebrae reforçam parceria para as CDLs

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC renova parte do Conselho Estadual do SPC SC

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC capacita cedelistas para Certificação Digital

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha “Homem de Atitude Cuida da Saúde”

    Continue lendo Clique e leia
  • Você sabe para que serve o Certificado Digital?

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC: 50 Anos de História

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais