Notícias

Meio ambiente entra em pauta na 2ª Reunião Metropolitana

Demandas dos municípios do Alto Vale do Itajaí são apresentadas por dirigentes lojistas

A segunda Reunião de Região Metropolitana do ano promovida pela FCDL/SC contou com a apresentação de demandas relacionadas ao meio ambiente trazidas por dirigentes de CDLs pertencentes à Região Metropolitana do Alto Vale do Itajaí. O encontro coordenado pelo vice-presidente de Coordenação Distrital da Federação, Olair Klemtz, aconteceu na terça-feira, 24 de abril, em Rio do Sul.

Entre as necessidades apresentadas está o controle adequado da comporta do canal extravasor da Barragem de Ituporanga. Dependendo das condições climáticas e do nível do rio que corta a região, manobras são realizadas na barragem, com a abertura de comportas ou fechamento de canal extravasor, para prevenir inundações. Na região que sofre com as consequências de enchente em épocas de chuva, a estrutura funciona como ‘parede’ para evitar o transbordamento do rio. A intenção é proteger a população do Alto Vale e Vale do Itajaí de danos que podem ser provocados pela cheia.

Outro ponto levado pelos dirigentes lojistas ao encontro foi a necessidade de um estudo e diagnóstico socioambiental dos municípios do Alto Vale. As lideranças também apresentaram necessidades de ações por parte do poder público nas áreas de segurança pública, mobilidade urbana e de energia.

“Os apontamentos serão incluídos com as demais demandas apresentadas nas Regiões de Região Metropolitana para serem levados aos poderes público estadual, municipal e federal. Nossa intenção, com a elaboração desta pauta macrorregional, é buscarmos a resolução dos problemas que comprometem o desenvolvimento sustentável das cidades”, destaca o VP Olair.

As Reuniões de Região Metropolitana foram criadas pela FCDL/SC em 2017 para fazer um diagnóstico das principais necessidades de melhorias dos municípios. Santa Catarina conta com 11 Regiões Metropolitanas e a Federação reúne, em cada uma delas, dirigentes lojistas para apresentarem as questões necessárias para alavancar o crescimento das cidades. A primeira reunião de 2018 tratou dos interesses da Região Metropolitana de Florianópolis.

Na reunião do Alto Vale do Itajaí, além de presidentes de CDLs, participaram do encontro os diretores distritais da Federação do 14º Distrito, Idilário Pottratz; 15º Distrito, Jaime Henrique de Oliveira; 16º Distrito, Agacir Gadotti; e 32º Distrito, Hélton Frena. Já a Região Metropolitana do Alto Vale do Itajaí, os municípios que têm CDL são Aurora, Ituporanga, Petrolândia, Rio do Sul, Vidal Ramos, Ibirama, José Boiteux, Lontras, Presidente Getúlio, Vitor Meireles, Witmarsum, Dona Emma, Pouso Redondo, Rio do Campo, Salete, Taió, Trombudo Central, Agrolândia, Agronômica, Atalanta, Braço do Trombudo, Laurentino e Rio do Oeste.

Dirigentes de CDLs e da FCDL no evento

Notícias
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC busca esclarecimento sobre ITCMD com a Fazenda

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC fortalece parceria com o Programa Brasil Mais

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais