Notícias

FCDL em reunião com ministro sobre reforma da previdência

Marun pede apoio para aprovação do texto (foto: Fernando Willadino/Fiesc)

Representando o movimento lojista catarinense, o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, participou de uma reunião com o ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Carlos Marun,lideranças do setor produtivo catarinense, na sexta-feira, 26 de janeiro, na Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc).

No encontro com lideranças do setor produtivo catarinense, o ministro defendeu a aprovação da reforma da previdência. “Vim pedir apoio para que a reforma possa ser aprovada. É impossível que qualquer país se viabilize economicamente investindo no déficit previdenciário mais do que investe em educação, saúde e segurança somados”, declarou, lembrando que o déficit da previdência em 2017 foi de R$ 268 bilhões. “Estamos a cerca de 20 dias de uma das mais importantes decisões que o Brasil tem que tomar”, resumiu o ministro, referindo-se à votação da matéria na Câmara dos Deputados, prevista para meados de fevereiro.

Marun salientou que o Brasil está diante de uma bifurcação: ou aprova a reforma da previdência e abre a possibilidade de um ano positivo ou sai pelo outro lado, onde a reversão de expectativas deve levar a um aumento dos juros. “O Brasil não tem outro caminho que não seja quebrar se não aprovar a reforma. Não só pelo aspecto fiscal. Temos um crescimento astronômico do déficit previdenciário. Esse ano (2017) foi de 18% quando tivemos uma inflação de 3%”, argumentou, lembrando que se a reforma não for aprovada, em 2020 só haverá espaço para as despesas vinculadas.

Durante a reunião, o ministro destacou os principais pontos da mudança e informou que as alterações, se aprovadas, deixarão o sistema mais justo e com menos privilégios. A discussão sobre a proposta começará em 5 de fevereiro e a votação está marcada para o dia 19 do mesmo mês. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) precisa ser aprovada na Câmara e no Senado antes de entrar em vigor.

“A consolidação do otimismo com relação ao cenário econômico do Brasil passa pela aprovação de reformas fundamentais, como é o caso da Previdência, devido à relevância do tema e a necessidade urgente de sua implementação. Esperamos que o ano eleitoral não prejudique a aceleração das reformas e que nossos representantes sejam coerentes e votem a favor das imprescindíveis mudanças que toda a sociedade espera”, afirma o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, na reunião que também contou com a presença do senador Dalirio Beber e lideranças das entidades que integram do Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) (FCDL/SC, Fiesc, Faesc, Facisc, Fampesc, Fecomércio e Fetrancesc).

Com informações: Fiesc

Presidente da FCDL/SC com lideranças e com o ministro (foto: Fernando Willadino/Fiesc)

Tags:
Notícias
  • Presidente Ivan Tauffer recebe Diretor do 20º distrito da FCDL/SC

    Continue lendo Clique e leia
  • Vacinação e datas comemorativas aumentam expectativa do comércio para fim de ano

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC cumpre agenda na Alesc nesta quarta-feira, 20

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais