Notícias

No TJ, FCDL/SC pleiteia comarca para Praia Grande

Presidente e diretor distrital da Federação se reúnem com presidente do órgão (Foto: Ângelo Medeiros/Assessoria de Imprensa TJSC)

O presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer, liderou uma comitiva formada por dirigentes do extremo sul do Estado para uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), Rodrigo Collaço. A reunião na terça-feira, 18 de setembro, no gabinete do desembargador, em Florianópolis, visou buscar melhorias no atendimento aos jurisdicionados da região.

A cidade de Praia Grande foi um dos municípios destacados no encontro. Acompanhado do diretor distrital do 33º Distrito da Federação, Célio Patrício, do procurador jurídico da FCDL/SC, Rodrigo Titericz, e do prefeito de Praia Grande, Henrique Maciel, Tauffer e demais presentes à reunião solicitaram que o município de Praia Grande seja transformado em uma comarca, ou seja, um território no qual um juiz de primeiro grau irá exercer sua jurisdição e que pode abranger uma ou mais cidades.

As melhorias também foram reivindicadas para a comarca de Santa Rosa do Sul que, além de Praia Grande, é integrada pelos municípios de Passo de Torres e São João do Sul. A unidade de vara única tem cerca de 11 mil processos em tramitação e atende 35 mil habitantes e apresenta segundo depoimentos das autoridades locais, espaço físico carente e necessidade de ampliação.

O desembargador explicou que a região é monitorada pelo TJ e que o acúmulo de processos fez com que 11 comarcas da região – entre elas a de Santa Rosa do Sul – fossem agraciadas com novos assessores para magistrados de 1º grau. “Adotamos sempre critérios técnicos, embasados em números, para valorizar nossos recursos e oferecer a melhor resposta ao jurisdicionado”, explicou o presidente do TJ, que se comprometeu em promover rigorosa análise sobre a possibilidade de criação de uma nova comarca em Praia Grande.

Em um mês, aproximadamente, a comitiva deve retornar ao TJ para tomar conhecimento dos resultados da pesquisa de viabilidade para atender ao pleito de Praia Grande. O presidente da FCDL agradeceu em nome da comitiva, integrada ainda por advogados representantes da OAB, a acolhida por parte da presidência do TJ. “Nosso papel enquanto entidade é ir em busca de ações que valorizem e sempre melhorem o atendimento não só para os lojistas associados, como também para os moradores. Estamos confiantes de que nosso pleito será acolhido”, afirmou o presidente da Federação.

Com informações: TJ/SC

Encontro é realizado no gabinete do presidente do Tribunal de Justiça

Notícias
  • Vacinação e datas comemorativas aumentam expectativa do comércio para fim de ano

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC cumpre agenda na Alesc nesta quarta-feira, 20

    Continue lendo Clique e leia
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais