Notícias

Presidente da FCDL entrega prêmios do Recicla CDL na Escola

Presidente Ivan Tauffer entrega prêmios para alunos e professores da entidade

Os alunos, professores e colaboradores da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal, localizada no bairro Coqueiros em Florianópolis, estão orgulhosos com o resultado final conquistado no Recicla CDL na Escola. Na primeira participação no concurso, que abrange Santa Catarina, a aluna do 9º ano, Mariana Akaishi Suzuki, conquistou a comissão julgadora da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) e foi escolhida como uma das vencedoras da etapa estadual na categoria redação.

A estudante, moradora do bairro Estreito, mostrou domínio e sensibilidade sobre o tema proposto “O que você pode fazer para promover um Consumo Consciente?”. Como prêmio por sua participação e trabalho realizado, Mariana recebeu das mãos do presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, uma mochila com material escolar, por ter sido também finalista da etapa municipal, e um tablet por conquistar o título estadual. Sua professora orientadora, Jheniffer Crummernauer, também foi contemplada com o equipamento eletrônico.

“Foram mais de 1.400 escolas inscritas no concurso. É com muito orgulho que realizamos este trabalho com o objetivo de incentivar a conscientização ambiental das nossas crianças. Agradeço a participação de todos e por terem aceitado este desafio. Parabéns pela vitória e esperamos vocês na 9ª edição”, afirmou o presidente da FCDL/SC.

Em seu texto, Mariana escolheu como título “Consumismo: a essência da felicidade nos dias de hoje”. Além de trazer informações com relação ao transtorno compulsivo por comprar, que vem afetando milhares de pessoas no planeta, a jovem também falou sobre o hábito de adquirir novos bens desnecessários, e completou mostrando o que é preciso estar atento quanto ao consumo por impulso de objetos supérfluos.

“Fiquei muito surpresa com o resultado. Contei muito com a ajuda da minha professora e estamos muito felizes. Aqui na escola eu participo do Clube de Ciências, e estamos sempre engajados em temas que trabalhem com o meio ambiente”, comentou Mariana que representou a escola na Conferência Estadual Pelo Meio Ambiente. A estudante diz também que é apaixonada por livros de ficção, adora escrever e sonha um dia ser médica.

Para muitos a língua portuguesa é sinônimo de dificuldade devido a quantidade de regras e normas. Para outros, ela é só uma aliada na hora de expressar ideias e sentimentos através do universo enriquecedor das palavras. Incentivando a participação dos alunos na categoria Redação, a professora Jheniffer buscou ajudar os inscritos utilizando o material de apoio entregue pela FCDL/SC. “Nossa escola trabalha com diversas questões ambientais e por isso buscamos desenvolver os trabalhos de forma interdisciplinar. No início deste ano trabalhamos o tema consumismo, então o concurso reforçou ainda mais a ideia. Estou muito feliz e orgulhosa pela Mariana. Ela merece!”, declarou a profissional.

Para a professora do laboratório de Ciências, Rafaela de Moura, responsável por articular o projeto dentro da instituição e incentivar a participação da unidade no concurso, o resultado foi motivo de alegria e satisfação em ver o empenho e trabalho de todos. “Nós temos o Clube de Ciências , realizamos coleta de eletrônicos e de óleo de cozinha. Buscamos também formar uma parceria com a comunidade de pescadores da região, e fazemos a coleta de resíduos na areia da Praia do Riso, próxima à instituição, e analisamos no laboratório de ciências. Participar do concurso foi dar continuidade a algo que prezamos, que é a conscientização dos alunos e os cuidados com a natureza. Estamos muito felizes por ver os frutos deste trabalho ”, explicou.

“Melhor economizar e não ter mais nada”
A frase de impacto foi utilizada pelo aluno vencedor da categoria desenho na etapa municipal do Recicla CDL na Escola. Vitor Cauã Casagrande, que está no 5º ano, foi contemplado com uma mochila e kit de materiais.  Já sua professora orientadora, Suleica Fernanda Kretzer, recebeu materiais para serem utilizados em aula e um estojo de canetas.

A diretora da EBM Almirante Carvalhal, Cristiane de Souza Goulart, foi premiada com um estojo de canetas e materiais pedagógicos. “Vibramos quando soubemos do resultado. É sempre motivo de alegria ver a conquista dos professores e alunos, pois é uma vitória de toda a comunidade escolar. Este ano nós nos inscrevemos também no concurso da Guarda Municipal, que trabalhou a sustentabilidade através da temática ‘Cidades Inteligentes’, onde também foram contemplados. Encerraremos o ano escolar felizes e motivados para que 2019 seja ainda melhor”, declarou Cristiane.

Concurso da FCDL/SC bate recordes
Em 2018, o Recicla CDL na Escola bateu todos os recordes de adesão desde sua criação, em 2011. Foram 196.819 mil alunos de 1.420 escolas inscritas, que representaram 152 CDLs. Esta edição do concurso contou ainda com o apoio do Sicoob, SBT-SC e Leo&Leo.

O concurso de redação e desenho voltado a alunos da rede pública do ensino municipal de Santa Catarina envolve alunos do 1º ao 5º ano, que participaram na modalidade Desenho e, os do 6º ao 9º ano, na categoria Redação.

Mariana Akaishi Suzuki lê sua redação para toda a escola

Professora de Ciências, Rafaela de Moura, foi a responsável por articular as atividades do concurso na escola

Aluno Vitor, que concorreu na categoria Desenho, recebe prêmios do presidente da FCDL/SC

Notícias
  • Natal da CDL Xanxerê alegra cidade com chegada do Papai Noel

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Lages sorteia 10 mil em prêmios em Natal Premiado

    Continue lendo Clique e leia
  • Programação de Natal da CDL Chapecó tem iniciativa solidária

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Economia criativa e seu viés sustentável

    Continue lendo Clique e leia
  • 5 segredos para fidelizar o seu associado

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC inicia atividades relacionadas ao Novembro Azul

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais