Notícias

Região Metropolitana Norte/Nordeste pauta reunião da FCDL

Dirigente de CDLs e da FCDL/SC conversam com autoridades

Levar ao conhecimento de representantes do poder público as principais demandas dos municípios da Região Metropolitana do Norte/Nordeste foi o motivo de a FCDL/SC realizar uma reunião na sede da CDL Joinville na quinta-feira, 16 de março.

Na data, presidentes de CDLs, diretores distritais e dirigentes da FCDL/SC falaram com autoridades sobre problemas antigos, que pedem soluções urgentes. Entre eles a duplicação da BR 280, a limpeza e manutenção de rodovias, segurança pública, conclusão do campus da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e atendimento hospitalar por meio do SUS (Sistema Único de Saúde).

A Região Metropolitana Norte/Nordeste é formada por 26 municípios, dos quais 20 têm CDLs e três têm NDLs (Núcleos de Dirigentes Lojistas).

O encontro faz parte do ciclo de Reuniões de Regiões Metropolitanas iniciado em janeiro de 2017 pela Federação. Trata-se das Reuniões de Regiões Metropolitanas, que reúnem dirigentes das CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas), da Federação e representantes do poder público. Ao final, a FCDL/SC irá elaborar uma pauta macrorregional com as questões fundamentais e estratégicas para o setor terciário da economia que ainda este ano deverá ser encaminhada ao Governo do Estado.

A reunião em Joinville foi a sexta do ano e foi coordenada pelo presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, e pelos vice-presidentes de coordenação distrital, Olair Klemtz, e administrativo financeiro, Raulino Esbiteskoski.

As pautas foram levadas ao presidente da Alesc (Assembleia Legislativa de SC), Silvio Dreveck; e aos deputados Dalmo Claro de Oliveira, Darci de Matos, Fabrício Krelling, representando o deputado Antônio Aguiar, entre outros.

Também participaram da reunião o presidente da CDL Joinville, Frederico Cardoso dos Santos, os diretores distritais Yuri Zipperer (36º Distrito), Neivor José Bussolaro (20º Distrito), Odair Geovani Karvat (17º Distrito), José Manuel Ramos (18º Distrito), os presidentes das CDLs dessas regiões, e a conselheira fiscal e do SPC Fátima Regina Granemann, que também é presidente da CDL Mafra.

Desde o início do ano, a FCDL/SC já organizou reuniões nas Regiões Metropolitanas de Chapecó e Extremo Oeste, Lages, Tubarão, Carbonífera e Contestado.

As Regiões Metropolitanas foram criadas em 2010, quando a ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) promulgou a Lei Complementar 495/10. que instituiu em Santa Catarina 11 Regiões Metropolitanas, distribuindo entre elas os 295 municípios do Estado. Isso tem o objetivo de que se busquem, de maneira uniformizada, benefícios para os municípios que compõem uma mesma região e também para que possa se habilitar para receber recursos federais através da Lei 13089/2015, que rege sobre o desenvolvimento urbano integrado nas regiões metropolitanas.

Presidente da Federação com convidados

Presidente da Federação com convidados

Reunião no auditório da CDL

Reunião no auditório da CDL

 

Notícias
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC busca esclarecimento sobre ITCMD com a Fazenda

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC fortalece parceria com o Programa Brasil Mais

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais