Notícias

FCDL promove reunião sobre a Região Metropolitana do Alto Vale do Itajaí

Encontro entre dirigentes lojistas e representantes do poder público acontece em Rio do Sul

Formada por 28 municípios, dos quais 22 têm CDLs e um tem um NDL (Núcleo de Dirigentes Lojistas), a Região Metropolitana do Alto Vale do Itajaí esteve em pauta em reunião promovida pela FCDL/SC na segunda-feira, 17 de abril, em Rio do Sul.

No encontro, dirigentes da Federação e das CDLs trataram com representantes do poder público do Projeto Bem-te-Vi, realizado pela secretaria de segurança pública, das condições da BR 470, da saúde pública, bombeiros voluntários e feiras itinerantes.

“Nosso objetivo é fazer com que as autoridades olhem para problemas críticos que o setor produtivo enfrenta e fazer com que a classe empresarial leve os pleitos que necessitam de atenção por parte do poder público”, diz o presidente da Federação, Ivan Tauffer, acompanhado na reunião do vice-presidente de coordenação distrital da entidade, Olair Klemtz, e do vice-presidente conselheiro e presidente do conselho deliberativo do Sebrae/SC, Sergio Alexandre Medeiros.

As demandas foram apresentadas por presidentes de CDLs, conselheiros e diretores distritais da FCDL/SC a representantes do poder público, entre eles o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Rio do Sul, Ítalo Goral; o secretário de desenvolvimento econômico de Rio do Sul, Paulo José Fiamoncini, e o presidente da Câmara Municipal de Aurora, José Aderlânio Macêdo.

A Região Metropolitana do Alto Vale do Itajaí é composta pelas cidades de Rio do Sul, Taió, Ibirama, Ituporanga, Agrolândia, Agronômica, Atalanta, Aurora, Braço do Trombudo, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Imbuia, José Boiteux, Laurentino, Lontras, Mirim Doce, Petrolândia, Pouso Redondo, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Salete, Santa Terezinha, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum.

Reuniões regionais
O encontro faz parte do novo modelo de trabalho implantado pela FCDL/SC para dar celeridade às demandas necessárias para o desenvolvimento do varejo e da sociedade: as Reuniões de Regiões Metropolitanas. A série de eventos reúne dirigentes das CDLs, da Federação e o poder público em um mesmo ambiente para elaboração de uma pauta macrorregional com questões fundamentais e estratégicas para o setor terciário da economia, que ainda este ano deverá ser encaminhada ao governo do estado.

As Regiões Metropolitanas foram criadas em 2010, quando a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) promulgou a Lei Complementar 495/10, que instituiu em Santa Catarina 11 regiões metropolitanas, distribuindo entre elas os 295 municípios do estado. O objetivo é buscar de maneira uniformizada benefícios para os municípios que compõem uma mesma região e também para que se possa habilitar a receber recursos federais por meio da Lei 13089/2015, que rege sobre o desenvolvimento urbano integrado nas regiões metropolitanas.

Notícias
  • Presidente Ivan Tauffer recebe Diretor do 20º distrito da FCDL/SC

    Continue lendo Clique e leia
  • Vacinação e datas comemorativas aumentam expectativa do comércio para fim de ano

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC cumpre agenda na Alesc nesta quarta-feira, 20

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais