Notícias

Rodovias em pauta na Reunião Metropolitana de Tubarão

Encontro acontece na sede da CDL do município

As condições das rodovias que cortam a Região Metropolitana de Tubarão ganharam destaque durante reunião promovida pela FCDL/SC para levar às autoridades as demandas e ações necessárias para o crescimento dos municípios que integram esta área. O encontro foi realizado na sede da CDL Tubarão na terça-feira, 7 de março.

A Região Metropolitana de Tubarão é formada por 19 municípios. Do total, 15 têm CDLs e um tem um Núcleo de Dirigentes Lojistas, que estão divididos entre o 23º, 26º, 27º, 29º e 37º Distritos da Federação.

A pavimentação asfáltica da SC 437, que liga Imaruí a Pescaria Brava, foi um dos pontos mais debatidos. O prefeito de Pescaria Brava, Deyvisonn da Silva de Souza, disse conhecer o projeto da obra. Orçada em R$ 120 milhões, ele acredita que, por conta da atual conjuntura econômica brasileira, os trabalhos podem demorar para iniciar. Já o vereador da cidade de Imaruí, Vanderlei Selhorst, sugere que a pavimentação seja feita por trechos.

Já a via de ligação entre o Sul e o Planalto catarinense, a SC 370, foi apontada devido a demora para recuperação de um trecho afetado por um deslizamento de pista na divisa entre Braço do Norte e Grão Pará em janeiro de 2015 durante uma forte chuva.

Além da condição viária, a falta de iluminação também preocupa. Os dirigentes lojistas solicitaram aos deputados e seus representantes presentes que deem atenção à iluminação e sinalização dos trevos da BR 101.

Demais temas:
As feiras itinerantes, que causam enorme prejuízo ao comércio estabelecido, principalmente nas pequenas cidades, questões relacionadas à segurança pública, saúde, sinal digital de televisão, eventos da Federação e assuntos internos das CDLs também foram abordados no encontro.

A pauta foi apresentada por presidentes das Câmaras de Dirigentes Lojistas, pelos diretores distritais da Federação, Custódio Juvenal Pacheco, Dilson Tramontin e Virton Luiz Junkes Della Giustina, pelo presidente da FCDL, Ivan Tauffer, e pelos vice-presidentes de eventos e planejamento da entidade, Celito Schlickmann, e de patrimônio, Walmor Jung Junior.

Também participaram da reunião o vice-prefeito de Tubarão, Caio Tokarski; o secretário executivo da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Tubarão, Nilton de Campos; os deputados estaduais Cleiton Salvaro e Ricardo Guidi; o presidente da Câmara de Tubarão, Felippe Luiz Collaço, representando o presidente da ALESC (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), Silvio Dreveck; Everson Martins e Sebastião da Rocha Costa, representando os deputados estaduais José Nei Ascari e Rodrigo Minotto, respectivamente.

Reuniões de Regiões Metropolitanas
A FCDL/SC implantou um novo modelo de trabalho em 2017 para dar celeridade às demandas necessárias para o desenvolvimento do varejo e da sociedade. As Reuniões de Regiões Metropolitanas reúnem dirigentes das CDLs, da Federação e representantes do poder público para elaboração de uma pauta macrorregional com questões fundamentais e estratégicas para o setor terciário da economia que ainda este ano deverá ser encaminhada ao Governo do Estado. Desde o início do ano já foram realizados encontros nas regiões de Chapecó e Extremo Oeste, Contestado, Lages e Carbonífera.

“Tudo passa pela união de forças para que se consiga alcançar a busca de soluções. Estamos em um grande grupo em torno de objetivos comuns”, destaca o presidente da Federação, Ivan Tauffer.

O presidente da CDL Tubarão, Luciano Menezes, falou sobre a importância do evento na discussão de assuntos macros para a região, lembrando que todo benefício feito em qualquer município, tem resultados diretos em todos eles. “Mobilizados e lutando conjuntamente em torno de pontos estratégicos e mostrando forças, tudo fica mais fácil de ser conseguido”, avaliou.

Notícias
  • Vem aí a terceira edição do Juntos Pelo Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • Dia dos Pais: 49,5% dos lojistas esperam atenuar crise com as vendas

    Continue lendo Clique e leia
  • Para um Dia dos Pais com segurança digital

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC: A Covid não desanimou o empreendedor

    Continue lendo Clique e leia
  • Casas Bahia reposiciona marca como novo logo e app reformulado

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL cria novas peças da campanha Comércio Consciente

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais