Notícias

Setor varejista lamenta a tragédia de Brumadinho

Rompimento de barragem deixa mortos e feridos na cidade mineira (Foto: Corpo de Bombeiros de MG)

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) juntamente com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) manifesta solidariedade, condolências e apoio à população de Brumadinho, em especial aos familiares das vítimas do rompimento da barragem de rejeitos da mina Córrego do Feijão, administrada pela Vale, na sexta-feira, 25 de janeiro.

Até o momento, o resultado é catastrófico e representa a maior tragédia dos últimos 18 anos em Minas Gerais. As perdas humanas e ambientais são irreparáveis e os reflexos na economia preveem muitas dificuldades na recuperação das atividades da região. Os impactos ainda estão sendo contabilizados e é possível sentir o luto nas ruas, nas lojas fechadas e a solidariedade nos pontos de arrecadação de mantimentos.

Em nosso pesar, reiteramos a urgência em apurar as responsabilidades, punir os culpados e esclarecer as medidas de regulamentação das 790 barragens de contenção de rejeitos de mineração existentes no Brasil, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA), para proteger os trabalhadores, a população e a biodiversidade. O comércio será fundamental para a recuperação de Brumadinho e nos colocamos ao lado de toda população neste momento de dor.

Esta tragédia ocorre três anos após o desastre em Mariana, também em Minas Gerais, e alerta para a necessidade de fiscalização e monitoramento de atividades deste porte, de medidas para prevenir o colapso de barragens e da estruturação dos órgãos governamentais que tratam de autorizar e acompanhar atividades com alto impacto social e ambiental para que consigamos evitar desastres ambientais como estes.

Acreditamos na coragem e capacidade de nossos irmãos mineiros para superar mais esse triste episódio e expressamos nossa fé nos esforços de resgates, na solidariedade do povo brasileiro e na firmeza de nossos governantes para ampliar o controle ambiental para proteção de comunidades e da natureza tão essencial para sustentabilidade do planeta. Juntos, podemos mais.

Ivan Roberto Tauffer                                                                   José César da Costa
Presidente da FCDL/SC e                                                          Presidente da CNDL
1º VP da CNDL

 

Notícias
  • FCDL/SC sedia encontro nacional da CDL Jovem

    Continue lendo Clique e leia
  • Presidente trata sobre medidas que melhorem a estrutura das cidades na contenção de catástrofes naturais com BRDE

    Continue lendo Clique e leia
  • Federação emite nota oficial sobre enchentes em Santa Catarina

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Conheça os golpes com Pix e saiba evitá-los

    Continue lendo Clique e leia
  • Você sabe o que é e como funciona a criptografia?

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha “Homem de Atitude Cuida da Saúde”

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais