Notícias

Sistema CNDL vai ao Senado em defesa do Cadastro Positivo

Importância da aprovação do texto pontua agenda de trabalho

Em uma mobilização para apresentar a parlamentares a importância do Cadastro Positivo, uma delegação de lideranças da CNDL cumpriu agenda de trabalho no Senado Federal, em Brasília.

A primeira visita foi na terça-feira, 26 de fevereiro, e coordenada pelo presidente da CNDL, José César da Costa, pelo primeiro vice-presidente da Confederação e presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer, acompanhados por integrantes da equipe de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Sistema CNDL.

As propostas de mudança no texto que trata do Cadastro Positivo foram aprovadas na quinta-feira, 21 de fevereiro, no plenário da Câmara dos Deputados, e serão agora apreciadas pelos senadores antes de seguir para sanção presidencial.

No encontro com o senador Tasso Jereissati, o presidente José César da Costa reforçou a necessidade de aprovação do texto para o setor varejista. “O Cadastro Positivo é muito importante para a redução de juros e barateamento do crédito, gerando mais oportunidades para consumidores e micro e pequenos empresários”.

Já o VP da CNDL e presidente da FCDL/SC explicou que o motivo para esta facilitação se dará por conta da ampliação das informações que estarão disponíveis para consulta no Cadastro Positivo. “Pelo novo texto, o histórico de pagamento em dia de todos os consumidores com CPF entrará nas informações do banco do Cadastro Positivo. Atualmente, só os dados de inadimplência ficam disponíveis.”

Em seguida, os dirigentes e representantes da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) se reuniram com o senador Sérgio Petecão. Wellington Fagundes, que aderiu à Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE) na ocasião. Os senadores Jorginho Mello e Jaime Campos também foram visitados em seus gabinetes.

Os trabalhos continuaram com o presidente da FCDL/SC e 1º VP da CNDL na quarta-feira, 27 de fevereiro. Acompanhado de integrantes da equipe de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) do Sistema CNDL, Tauffer se encontrou com o senador Dário Berger.

“Nos países em que o Cadastro Positivo foi implementado, 40% deles reduziu a taxa de juros. Acreditamos que o Brasil seguirá o mesmo caminho caso a matéria seja aprovada”, destacou ao parlamentar.

Os senadores José Maranhão e Lasier Martins também receberam a equipe e afirmaram ter uma visão otimista sobre o projeto.  Na ocasião, foi entregue aos parlamentares estudo que destaca os benefícios do Cadastro Positivo em cada estado brasileiro. “Nós lojistas e pequenos empresários queremos ter a oportunidade de ter também o Cadastro Positivo e levar esses benefícios aos nossos negócios e consumidores que terão mais facilidades no acesso ao crédito”, destacou Tauffer.

Tauffer com o senador Dário Berger

Notícias
  • Convocação Reunião Conselho Diretor FCDL/SC

    Continue lendo Clique e leia
  • Edital de Convocação – Assembleia Geral da FCDL/SC

    Continue lendo Clique e leia
  • 83 mi de brasileiros têm ao menos uma compra parcelada

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Dia dos Namorados: Amor à vista, presente parcelado

    Continue lendo Clique e leia
  • Vem aí a 48ª Convenção Estadual do Comércio Lojista

    Continue lendo Clique e leia
  • Dia Livre de Impostos faz parte do calendário nacional

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais