Notícias

Timbó receberá nova edição da campanha Recicla CDL

Materiais eletroeletrônicos podem ser descartados

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Timbó promoverá no sábado, 24 de setembro, uma nova edição do Recicla CDL. A campanha para dar destinação final adequada a resíduos eletroeletrônicos obsoletos ou em desuso acontecerá das 8h às 16h. Os materiais poderão ser descartados pela população na Fundação Cultural de Timbó, na rua Sete de Setembro, 414, no centro do município, em frente ao antigo Cine Teatro.

Para auxiliar na divulgação, a diretoria e colaboradores da CDL visitaram escolas para distribuir panfletos com informações sobre a ação da CDL Timbó para que os alunos convoque suas famílias a fazer uma limpa em casa para tirar aqueles materiais eletrônicos que não são mais utilizados. “Precisamos nos conscientizar da necessidade de cuidar do planeta para preservarmos a natureza para as próximas gerações”, destaca o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Tarcisio Zermiani.

Na campanha poderão ser descartados gabinetes/CPUs, processadores, impressoras, drives, pilhas, baterias de chumbo, celulares, placas de circuitos eletrônicos, mouse, teclados, monitores CRT, televisores, videocassetes, DVDs, placas-mãe, fontes/nobreak/estabilizadores, rádios, vitrolas, HDS.

A CDL Timbó já realizou seis edições e ao todo arrecadou 19.560 mil quilos de lixo eletrônico no município. O programa é incentivado em várias cidades do Estado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina- FCDL-SC e já é uma das ações de sustentabilidade de maior impacto em Santa Catarina.

Substâncias que fazem mal

Os equipamentos eletrônicos possuem substâncias que fazem mal ao organismo humano. Por exemplo, o chumbo é prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso. Afeta sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor. O cádmio é um agente cancerígeno. Acumula-se nos rins, no fígado e nos ossos, o que pode causar osteoporose, irritação nos pulmões, distúrbios neurológicos e redução imunológica. O níquel causa irritação nos pulmões, bronquite crônica, reações alérgicas, ataques asmáticos e problema no fígado e no sangue. O mercúrio prejudica o fígado e causa distúrbios neurológicos, como tremores, vertigens, irritabilidade e depressão. O zinco produz secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômito.

Notícias
  • Cofem pede rejeição de veto sobre Tribunal Administrativo Tributário

    Continue lendo Clique e leia
  • Federação dialoga com deputado Federal Celso Maldaner

    Continue lendo Clique e leia
  • Diretoria da FCDL recebe dirigentes da CDL São João Batista

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Você sabe o que é e como funciona a criptografia?

    Continue lendo Clique e leia
  • Dia Livre de Impostos acontece dia 02 de junho em todo o país

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC: Raul Weiss deixa legado essencial ao empreendedorismo catarinense 

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais