Notícias

Turismo pontua 3ª Reunião de Região Metropolitana da FCDL

Encontro reúne dirigentes lojistas com lideranças políticas

Composta por 23 municípios, 357 mil habitantes e 18 CDLs, a Região Metropolitana de Lages esteve em destaque em encontro promovido pela FCDL/SC na segunda-feira, 20 de fevereiro. Em pauta, entre outros temas, as questões que afetam a Serra Catarinense e as necessidades para seu desenvolvimento sustentável. Ocorrida no Sesc Pousada Rural, em Lages, a atividade marcou a 3ª Reunião de Regiões Metropolitanas da Federação.

No evento coordenado pelo presidente Ivan Tauffer e pelo vice-presidente de coordenação distrital da FCDL/SC, Olair Klemtz, dirigentes lojistas dos municípios da região e da Federação definiram com lideranças políticas ações a serem trabalhadas, trataram da duplicação da BR-282 e das Feiras Itinerantes.

Fomentar o turismo, que representa 12% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, também foi destaque. Um das intenções é consolidar o Festival de Inverno Serra Catarina como uma opção de lazer para visitantes e moradores para, assim, movimentar cadeias produtivas, como a varejista, hoteleira e gastronômica.

A primeira edição do Festival aconteceu em 2016 por meio de uma iniciativa da CDL Lages. Foram 50 eventos que garantiram ao público atrações diversas durante um mês. Em 2017, a intenção é que os municípios de toda a Serra Catarinense participem, incrementando ainda mais a programação, que começa a ser divulgada em março. “Precisamos trabalhar unidos, e não mais localmente. As CDLs da região precisam fomentar essa ideia junto aos empresários”, destaca a presidente da CDL Lages, Rosani Pocai.

O prefeito de Lages, Antônio Ceron, citou a Festa do Pinhão como outro atrativo que promove o turismo regional. “Devemos fazer com que o turismo seja tratado como uma atividade econômica e precisa ter raízes e não se pode desprezar as raízes da Serra Catarinense”, afirma.

Da mesma forma, o presidente da Amures (Associação dos Municípios da Região Serrana) e prefeito de Otacílio Costa, Luiz Carlos Xavier, disse que o turismo é prioridade na entidade. “Nossas equipes já estão trabalhando um calendário regional de eventos, projetos integrados e este diálogo é importante para aproximar ações comuns de entidades com mesmo objetivo”, frisa o presidente da Amures.

O presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, diz que as Reuniões de Regiões Metropolitanas foram pensadas com esta intenção, mobilizar lideranças para busca de soluções conjuntas de demandas antigas. “Queremos juntar forças para equacionar as necessidades fundamentais para o desenvolvimento econômico não só desta região, mas de todo o Estado”.

Um documento com as reivindicações regionais será produzido pela FCDL/SC para ser encaminhado ao governo do Estado e ao Fórum Parlamentar Catarinense. A reunião teve ainda a participação do secretário executivo da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) de Lages, João Alberto Duarte, e outros convidados como os deputados estaduais Gabriel Ribeiro e Nilso Berlanda.

SOBRE AS REUNIÕES:
A FCDL/SC implantou um novo modelo de trabalho em 2017 para dar celeridade às demandas necessárias para o desenvolvimento do varejo e da sociedade. Trata-se das Reuniões de Regiões Metropolitanas, que reúne dirigentes das CDLs, da Federação e representantes do poder público para elaboração de uma pauta macrorregional com questões fundamentais e estratégicas para o setor terciário da economia. Os primeiros encontros aconteceram nos dias 13 e 14 de fevereiro, em Chapecó e Joaçaba, respectivamente.

Com informações: FCDL/SC, CDL Lages e Amures

Notícias
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC busca esclarecimento sobre ITCMD com a Fazenda

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC fortalece parceria com o Programa Brasil Mais

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais