Notícias

Escolhidos os vencedores estaduais do Recicla CDL na Escola

Comissão julgadora

Após cinco horas de leitura, análise e deliberação, uma comissão julgadora formada por sete pessoas elegeu os ganhadores da 6ª edição do Recicla CDL na Escola. Ao todo, foram escolhidos 10 trabalhos vencedores na fase estadual do concurso (cinco na modalidade de redação e cinco na categoria desenho), na sexta-feira, 18 de novembro, na sede da FCDL/SC, em Florianópolis.

Como prêmio, os autores e seus professores orientadores ganharão um tablet cada um. Além destes vencedores, outros sete desenhos foram selecionados pela banca para compor o calendário de mesa de 2017 da Federação.

A mobilização estadual debateu o tema “o que fazer para economizar água e salvar o planeta” com mais de 138 mil estudantes de 800 escolas da rede pública municipal que representaram 145 CDLs, um recorde de adesão desde a primeira edição do concurso de educação ambiental, em 2011.

Antes da etapa estadual, os trabalhos produzidos em sala de aula, após concorrerem com os demais da mesma unidade de ensino, passaram pelo crivo de uma comissão avaliadora em nível municipal formada pelas secretarias de educação e respectivas CDLs. Os vencedores no âmbito municipal foram premiados com kit de mochila e material escolar.

Na final estadual, os trabalhos foram analisados por sete pessoas: representantes da Secretaria Estadual de Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), jornal Diário Catarinense, Sicoob, patrocinador deste ano, e FCDL/SC. Foram avaliados trabalhos em duas categorias, desenho, para alunos do 1º ao 5º anos, e redação para quem está entre o 6º e o 9º anos.

Para o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, a realização do Recicla CDL na Escola está inserida entre os mais importantes objetivos da entidade. “Completando a sexta edição já é possível perceber que o programa pode estimular o interesse para questões voltadas à preservação ambiental”. Para a coordenadora de educação dos direitos humanos e diversidade da Secretaria de Estado da Educação, Rosimari Koch Martins, o destaque ficou por conta da abordagem do tema e as reflexões sobre o cotidiano, ambos presentes nas produções. O diretor da Agência de Comunicação da UFSC, Artêmio de Souza, observou que os participantes demonstraram boas noções de políticas públicas.

Já a supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob, Camile Silva, frisou que o trabalho cooperativo para combater o desperdício e promover a conscientização, citados nas redações e retratados nos desenhos, mostrou que a parceria fez com que a mensagem do programa chegasse até os estudantes. João Carlos Dela Roca, gerente comercial da FCDL/SC, Fábio Suzuki, analista de Criação da entidade, Luciana Martins, agente de contas do jornal Diário Catarinense, e Arieli Silva, executiva de contas da Marcca Comunicação, também participaram da escolha.

União e ações individuais

Os finalistas do Recicla CDL na Escola 2016 mostraram em seus trabalhos que por meio da cooperação é possível “economizar água e salvar o planeta”, como propôs o tema do concurso de educação ambiental. Isso, para eles, acontece por meio de ações individuais e coletivas. Nos trabalhos apresentados, alguns estudantes sugeriram a criação de políticas públicas para saneamento básico e tratamento de água de esgoto. Outros lembraram que o lixo, se não puder ser reciclado ou reaproveitado, deve ser descartado em local ambientalmente adequado. Já alguns estudantes lembraram que muita gente sabe o que fazer para preservar a água, mas não incorpora esses hábitos em sua rotina. Entre as dicas transmitidas que não são seguidas estão reaproveitar a água da chuva, reduzir o tempo no banho e fechar a torneira enquanto estiver escovando os dentes. O universo lúdico também esteve em muitos desenhos e redações, seja por meio da Liga Sustentável, turma de super-heróis criada para incrementar o concurso, ou poções mágicas que tornam as pessoas mais solidárias com o planeta. “É muito bom ver a repercussão do concurso lá na ponta, entre os alunos, professores e sua comunidade. Este é um programa que nos dá muito orgulho”, afirma o presidente da Federação, Ivan Tauffer.

Materiais didáticos incrementam Recicla CDL na Escola 2016

Criadas em 2016 pela FCDL/SC para dar apoio à abordagem dos professores junto aos alunos, as cartilhas de educação ambiental cumpriram seu papel no Recicla CDL na Escola. Muitos elementos dos materiais que traçam um panorama da importância de cada elemento da natureza e da ação do homem para equilíbrio e saúde do planeta estavam presentes nas redações e nos desenhos finalistas do concurso. Dados como 768 milhões de pessoas já não têm acesso a água potável e orientações da ONU sobre a urgência na mudança de comportamento ao uso e preservação da água apareceram em muitos trabalhos.

Ao todo, foram elaboradas duas versões da cartilha, uma com linguagem voltada a estudantes do 1º ao 5º anos e outra para os estudantes do 6º ao 9º anos. Os conteúdos trazem um breve apanhado de alguns dos principais temas da educação ambiental e os textos aproximam os estudantes das questões ecológicas que têm graves repercussões globais e cujas práticas preventivas dizem respeito ao cotidiano de todos nós.

Complementando os textos são indicados links de conteúdos disponíveis em sites de diferentes entidades e da imprensa, textos em geral, jogos e vídeos a serem utilizados conforme os recursos e disponibilidades de cada escola. Acompanhando cada capítulo, são sugeridas atividades pedagógicas, que variam desde a realização de atividades de campo a pesquisas em fontes bibliográficas e entrevistas, cálculos, desenhos, desenvolvimento de jogos, etc. Quem tiver interesse pode fazer gratuitamente o download das cartilhas no site do concurso www.ligasustentavel.com

Hidra é a nova heroína da Liga Sustentável

Protetora da água, a Hidra se juntou à Menina Metálica, ao Power Plástico, Paper Boy, Garoto de Vidro e ao Papão na edição 2016 do Recicla CDL na Escola. Dona de longos cabelos negros e olhos levemente puxados, a pequena heroína passou a integrar o grupo no segundo episódio da Liga Sustentável. Desta vez, os protetores da natureza enfrentaram o Doutor Imundo e seu assistente do mal, o Capenga, para salvar água do planeta. Juntos, eles lutaram e conseguiram resgatar a água retirada do planeta pela terrível máquina sugadora de água. Ao contrário de 2015, quando foi criado apenas um episódio da Liga, neste ano, a história foi dividida em dois capítulos, deixando, assim, a saga da turminha pela preservação do planeta mais interessante. A Liga Sustentável nasceu para tornar de forma lúdica o aprendizado sobre os cuidados necessários para preservação do meio ambiente e também para inspirar os estudantes da rede pública municipal na criação de seus trabalhos para o concurso.

Conheça os vencedores do Recicla CDL na Escola:

Categoria desenho (1º ao 5º ano):
• Catarina Klein – Escola Municipal Albano Kanzler – Jaraguá do Sul
• Cristiane Maria Minella – Escola Municipal Valentin Bernardi – Itá
• Eduarda Gabrielle Schoenfelder – Escola Básica Municipal Almirante Barroso – Pomerode
• Eduardo Harry Lagemann – Centro Integrado de Educação de Lacerdópolis (representando CDL de Capinzal)
• Gabrieli Venâncio da Silva Eggers – Escola Municipal Claiton Almir Hermes – Itapoá

Categoria redação (6º ao 9º ano):

• Alisson da Cruz Alexandre – Escola Municipal Pe. José Francisco Bertero – Criciúma
• Deivid Guzatti Laufer – Escola Municipal Izilda Reiser Mafra – Navegantes
• Eduarda Duarte – Escola Básica Doutor Amadeu da Luz – Pomerode
• Mariana da Motta – Escola Municipal São Francisco – Luzerna (representando a CDL de Joaçaba)
• Nátali Souza Nunes – Escola Prof. Leopoldo Hannoff – Orleans

Desenhos

Desenhos

Redações

Redações

Notícias
  • Vacinação e datas comemorativas aumentam expectativa do comércio para fim de ano

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC cumpre agenda na Alesc nesta quarta-feira, 20

    Continue lendo Clique e leia
  • Outubro Rosa: FCDL/SC conscientiza para o autocuidado

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
  • 7 Dicas para atrair clientes na Semana do Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha para a Semana do Brasil 2021

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais