Notícias

Vendas no varejo em pequenas cidades catarinenses indicam recuperação da economia

Elevação do PIB confirma tendência percebida pelo comércio

Um dos indícios de que a recuperação econômica está em curso é o volume de vendas no comércio, especialmente em cidades de pequeno porte. A elevação no Produto Interno Bruto (PIB) anunciada pelo IBGE (1,4% em relação ao primeiro trimestre deste ano ou 0,7% no comparativo com o segundo trimestre de 2016) aponta neste sentido.

Em Santa Catarina, a capilaridade do movimento lojista, representada pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), permite fazer uma leitura mais abrangente e confirmá-la. Ela é percebida principalmente em redes com presença bem distribuída. O presidente da entidade, Ivan Roberto Tauffer, aponta que “entre os itens que puxam esta recuperação está o recuo da inflação, a melhora na oferta de crédito, aumento da massa salarial e a liberação para saque do FGTS inativo”.

Para o superintendente da rede Berlanda, Gilson Bogo, que tem 186 pontos de venda distribuídos especialmente em cidades menos populosas, os números corroboram a percepção de Tauffer. “Tivemos crescimento de 8,96% no faturamento nos oito primeiros meses deste ano comparado ao mesmo período de 2016. E isto ocorre certamente muito em função do aumento tíquete médio”, sinaliza.

Já a liberação do FGTS teve reflexo nas vendas à vista, com incremento de 5% em comparação com o ano passado, segundo o superintendente, que ainda considera que a ação também foi bastante favorável para a redução das cobranças em atraso chegando a 35%, cujo incentivo ocorreu com a campanha ‘Limpa Nome’. “Apesar do reflexo do benefício nas vendas ter sido tímido, é provável que a situação fosse pior caso este recurso não tivesse sido liberado”, conclui o presidente da FCDL/SC.

Notícias
  • FCDL/SC e Sebrae reforçam parceria para as CDLs

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC renova parte do Conselho Estadual do SPC SC

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC capacita cedelistas para Certificação Digital

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • FCDL/SC lança campanha “Homem de Atitude Cuida da Saúde”

    Continue lendo Clique e leia
  • Você sabe para que serve o Certificado Digital?

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC: 50 Anos de História

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais