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Visual merchandising é tema de palestra da CDL Chapecó

A palestrante, Camila Stefanelo, fornece dicas de como atrair o cliente

“O primeiro passo, antes de falar em visual merchandising, é ter um bom atendimento. Não adianta ter fachada bonita, vitrine atraente e estoque completo se não existe atendimento de excelência”, analisou a mestre em processos e manifestações culturais com ênfase em moda Camila Stefanelo, durante a palestra “Visual Merchandising para o Varejo”, promovida na noite de terça-feira, 13 de agosto, em Chapecó. A iniciativa foi da Escola de Negócios do Varejo da CDL Chapecó e teve como objetivo esclarecer a diferença do merchandising e do que é uma vitrine, sua importância, o seu diferencial no varejo e a aplicação em todos os segmentos de vendas físicas. Camila explicou que o visual merchandising engloba desde o ambiente externo da loja até o estoque. “Depois do atendimento, a vitrine é o que de mais atrativo o comércio tem. O empresário precisa convidar o cliente para entrar na loja e a vitrine é responsável por 70% do interesse do cliente e, consequentemente, das vendas”. A palestrante destacou ainda a importância em se preocupar com o layout da loja. “O cliente precisa se sentir em casa. Para isso, devem ser trabalhadas técnicas de abordagem, iluminação do ambiente, disposição dos produtos, categorização e estoque”, salientou. Segundo ela, a iluminação, por exemplo, é específica para cada segmento. “Precisa ser direcionada para o produto. Se a loja comercializa relógios e joias, a luz deve ser em tons mais amarelados, isso porque traz uma sensação de conforto e aconchego. Em ambientes que vendem vestuário, calçados e medicamentos, o indicado é que sejam aplicadas luzes brancas as quais remetem a leveza e amplitude. Esse conjunto interfere no momento de atrair o cliente”, especificou a palestrante. Camila destacou também que, para ter êxito no processo de visual merchandising, é necessário conhecer o público-alvo. “Se a empresa não sabe para quem está vendendo nunca conseguirá cativar o público. Conhecer bem o cliente, entender quais as necessidades de cada um e tratá-los com exclusividade é essencial. Mesmo que a loja tenha um fluxo grande de pessoas circulando diariamente, cada cliente deve ser atendido e tratado como único. Assim, ele se sentirá importante para a loja e as chances dele retornar tornam-se maiores”. De acordo com a palestrante, as pessoas estão em constante mudança e as empresas precisam acompanhar essa evolução. “Todos os dias é preciso reinventar de alguma maneira. O primeiro passo é identificar os pontos fortes e fracos de cada comércio e, depois, aplicar novas ideias, visões e perspectivas para tornar, cada vez mais, o serviço e/ou produto atrativo ao consumidor”, finalizou Camila.

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