Notícias

Webinar sobre LGPD esclarece dúvidas dos lojistas catarinenses

O Webinar sobre a LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, da FCDL/SC, em parceria com o Sebrae, foi um sucesso! O evento, realizado na segunda-feira, 30 de agosto, voltado às CDLs e associados, contou com mais de 370 participantes online por todas as regiões de Santa Catarina.

Mediado pelo Assessor Jurídico do Sebrae/SC, Pedro Pirajá, e pelo DPO  (Data Protection Officer) e Procurador Jurídico da FCDL/SC, Rodrigo Titericz, a iniciativa contou com a participação do Advogado e Presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/SC e Presidente da CMAA(Câmara de Mediação e Arbitragem), Rodrigo Berthier da Silva, e da Advogada Consultora de LGPD e membro da Comissão Especial de Proteção de Dados e Privacidade CEPDP OAB/RS, Vitória Bastos Bernardi.

“A FCDL/SC já está atenta à LGPD desde 2019, e sabemos a necessidade constante de tratar esse assunto. A busca pela parceria com o Sebrae/SC para proporcionar esse evento, é justamente para atender as nossas CDLs e associados que possuem dúvidas a respeito da implementação. O debate entre os especialistas, enriquecido pelas perguntas dos participantes, tornou o evento um sucesso. Esperamos que dessa parceria venham outras novidades excelentes quanto esta”, elogiou Rodrigo Titericz.

LGPD e os Desafios da Implementação

Para Berthier, uma das maiores dificuldades é a mudança cultural por parte das empresas. “É preciso entender que a proteção de dados não é resolvida com a instalação de um software. Os dados das pessoas precisam ser tratados desde que entram na empresa. Nos deparamos com casos de empreendedores que desconhecem o fluxo de informações que possuem dentro do próprio negócio”, explica.

Para Vitória Bastos, é essencial que o gestor compreenda que a LGPD é permanente. “O que possui prazo de validade é a consultoria que prestamos. Existe um projeto com data de início e fim, mas o programa e a cultura para tratamento de dados são permanentes. No dia a dia, focamos muito na pessoa, colaborador, em saber orientar, passar os procedimentos corretos”.

Sendo específica sobre a micro e pequena empresa, Vitória salienta que alguns negócios possuem dificuldade para investir em um software que possa auxiliar no trabalho, por isso dependem da equipe. “Os pequenos negócios dependem muito do fator humano. Por isso, é importante que todos atuem e busquem pela melhoria contínua, dando um passo de cada vez através de treinamento e na manutenção da cultura da organização”, conclui.

Se você não conseguiu acompanhar o evento, ou deseja rever as dicas e informações, abaixo disponibilizamos a gravação:

Lembrando que as perguntas não respondidas podem ser encaminhadas para o e-mail: dpo@fcdl-sc.org.br

Notícias
  • FCDL/SC apela para que associados e consumidores continuem cuidados contra Covid-19

    Continue lendo Clique e leia
  • Mesmo com cenário econômico adverso as Vendas do Natal tiveram crescimento em SC

    Continue lendo Clique e leia
  • Nota oficial: FCDL/SC manifesta-se sobre aumento nos gastos públicos por parte do Governo de Santa Catarina.

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Chega de papel nas relações contratuais. Assine Online!

    Continue lendo Clique e leia
  • Novembro Azul: “Prevenção e Autocuidado são coisas de homem”, é o tema para 2021 da FCDL/SC

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC lança campanha de incentivo à circulação de moedas

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais