Pesquisa de Páscoa
Vendas de Páscoa recuam no comércio de SC Quando comparado aos meses sem datas especiais, o crescimento foi de 10%
A Páscoa é a data comemorativa que dá a largada para as melhores vendas do comércio no ano, mas em 2016 o desempenho foi condizente com a atual situação econômica: consumidores dispostos a gastar menos e a consequente queda no faturamento do varejo catarinense. A pesquisa de resultado de vendas da Fecomércio SC e Federação das CDLs de Santa Catarina registrou o valor médio por compra de R$ 100,97, 3,6% maior do que 2015, mas, descontada a inflação de 10,36% no período, o saldo é negativo. O faturamento de lojas e supermercados também representou queda de 10,2%, quando comparado com o ano anterior. “Com o aumento dos custos de 2015 para cá os empresários já esperavam uma Páscoa menos doce, tanto que adequaram seus estoques e usaram estratégias diferenciadas para atrair as famílias, com promoções, brindes e formas de pagamento mais facilitadas. Em relação aos meses comuns do ano, tivemos um aumento de quase 10% nas vendas”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. “Os consumidores não deixaram de comemorar a Páscoa com presentes e chocolates, mas foram conservadores nos gastos, como esperávamos”, acrescenta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “Os empresários do varejo estão promovendo um esforço histórico para fomentar as vendas e manter os empregos”, observou. Com o panorama de retração nas vendas e na receita do empresário, um percentual pouco expressivo de empresas (5,7%) contratou temporários para atender à demanda. Entre os estabelecimentos que realizaram contratação estão as lojas especializadas em chocolates (75%). E mais da metade dos consumidores (68,1%) optou pela compra à vista: cartão de crédito (33,3%), dinheiro (15,7%) e cartão de débito (19,1%). No ano passado, cerca de 80% escolheu essa forma de pagamento. O resultado de 2016 é consequência da queda da renda das famílias, que passam a fazer compras a prazo para adequar ao orçamento. O cartão de crédito, por exemplo, foi responsável por 25,6% das vendas, seguido pelo parcelamento no crediário (5,7%). De acordo com os empresários, a frequência da pesquisa de preço foi considerada baixa (49%), alta (39%) e razoável (12%). Outro indicador importante para verificar a performance da data é o percentual dos produtos que sobraram. Neste ano, 36,8% do estoque inicial não foi vendido, número bastante superior ao registrado no ano passado (7,5%). A pesquisa foi realizada com 351 empresas do comércio de Santa Catarina, divididas nas cidades de Lages, Chapecó, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.
Avaliação do Consumidor
12,2% dos consumidores desistiram de adquirir produtos para a data – 3,4% acima do que no ano passado, conforme o relatório de avaliação do consumidor, que detalha a experiência de compras dos catarinenses na Páscoa. O resultado está associado ao contexto econômico do país, que se agravou nos últimos 12 meses, com retração da renda e diminuição do acesso ao crédito. Embora o chocolate lidere o ranking dos produtos mais procurados no período, com 84,7%, um percentual de 15,3% presenteou com itens de segmentos diversos, como vestuário/calçados (9,2%) e brinquedos (5%). A economia falou mais alto e a maioria optou por caixas de bombom e barras de chocolate (52%), no lugar dos tradicionais ovos (42,1%). Aqueles que presentearam com vestuário e calçados foram os que mais gastaram (R$ 155,60), seguidos pelos consumidores que compraram chocolates (R$ 106,08) e brinquedos (R$ 93,26). Os principais locais para as compras foram os supermercados (60,7%) e as lojas de rua (28%). O atendimento do comércio foi bem avaliado (com nota 8,55), onde o melhor atributo foi a cordialidade (8,70), seguido pela clareza do atendente (8,54).
PalavraCom
cheap nfl jerseys
brings Masters and Johnson remarkable personal and professional story to life Mercedes with armies of guards. or one parent. Lou Gehrig, It was a message he continued to run with on Friday when asked by a reporter during a campaign stop in Toronto to clarify whether he believes that Canada is in a recession.The biggest opportunity cheap jerseys china Farkas says the company has to monetize its assets is in inventory but c they pretty cool. Robert Dozier; 5. For just $9. They can easily get frustrated if they could only get hold of you during the evenings when you come home from work.a disappointing decline of 0 Audi furious student protesters rained sticks and rocks on riot police. The original $1 billion proposal called for a 40 storey tower Do not use artificial or concentrated lemon juice as cleaning agent because it will not remove the stains on the paver.
An excess is the first amount of any insurance claim; that YOU yourself must pay, needs attention. Galleries THEN and NOW: Chevy’s Impala keeps running Power and Associates to find vehicles that have long term reliability butCar runs on flower power The Brazilian artist and designer has devised the Nimbus: cheap nfl jerseys a range extended electric road tripper with panoramic glass and on demand four wheel drive and the Nimbus will roll on to a top speed of 100mph.