Previsão Clima – Fevereiro a Abril
CARACTERIZAÇÃO DA CHUVA
Trimestre que ainda está boa parte dele dentro do verão, mas já começamos a ter um período de transição para a próxima estação, o outono. Boa parte do trimestre segue com a chuva de verão, ou seja, temos as pancadas de chuva com distribuição irregular na intensidade – uns pontos fortes e outros fracos – e pelas cidades – as vezes só por bairros de uma mesma cidade – é a marca. Neste período, as frentes frias não passam tanto pelo Estado, mas ainda cruzam a região pelo oceano interferindo um pouco no regime de chuva. A atuação dos Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM) segue. São aquelas pancadas mais fortes de chuva associada a temporal, sobretudo no Oeste e Meio Oeste. Em março diminuem as chuvas de verão, e principalmente a partir da segunda quinzena as frentes frias chegam com mais frequência ao Sul do Brasil. Importante destacar que em abril, a chuva diminui bastante de intensidade.
Destaco também que a partir de março aumenta a chance de ciclones extratropicais. Quando estes eventos se aproximam da costa tendem a provocar vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.
CARACTERIZAÇÃO DA TEMPERATURA
Estando dentro do verão o predomínio é de avanço das massas de ar quente que chegam não só com mais frequência, mas também permanecem sobre o Estado por um período maior de dias. Para a Serra, especialmente o início do trimestre, ainda é um período onde pontualmente e com baixa frequência ocorrem episódios de frio na madrugada/amanhecer. Quanto mais dentro do final de março e inicio de Abril, maior a possibilidade. Em alguns casos, até com geada nas áreas de baixada.
Ondas de calor – onde temos um período de 5 a 7 dias com altas temperaturas tanto de noite quanto dia – são comuns. Normalmente temos ao longo da estação de 2 a três ondas de calor.
CHUVA NORMAL DE FEVEREIRO A ABRIL POR REGIÕES
Sul de Santa Catarina
Fevereiro: 150 a 190 mm
Março: 150 a 190 m
Abril: 70 a 90 mm
Grande Florianópolis
Fevereiro: 190 a 210 mm
Março: 150 a 190 mm
Abril: 70 a 90 mm
Serra
Fevereiro: 150 a 170 mm
Março: 110 a 150 mm
Abril: 70 a 110 mm
Oeste
Fevereiro: 150 a 190 mm
Março: 130 a 150 mm
Abril: 130 a 170 mm
Vale do Itajaí
Fevereiro: 190 a 210 mm
Março: 150 a 170 mm
Abril: 90 a 110 mm
Norte
Fevereiro: 230 a 250 mm
Março: 170 a 210 mm
Abril: 110 a 130 mm
TEMPERATURA MÁXIMA E MÍNIMA FEVEREIRO A ABRIL POR REGIÕES
Sul de Santa Catarina
Mínimas Máximas
Fevereiro: 18 a 20ºC Fevereiro: 28 a 30ºC
Março: 16 a 18ºC Março: 26 a 28ºC
Abril: 16 a 18ºC Abril: 22 a 24ºC
Grande Florianópolis
Mínimas Máximas
Fevereiro: 20 a 22ºC Fevereiro: 26 a 28ºC
Março: 18 a 20 ºC Março: 26 a 28ºC
Abril: 17 a 19ºC Abril: 22 a 24ºC
Serra
Mínimas Máximas
Fevereiro: 14 a 16ºC Fevereiro: 24 a 26ºC
Março: 14 a 16 ºC Março: 22 a 24ºC
Abril: 12 a 14ºC Abril: 20 a 22ºC
Oeste
Mínimas Máximas
Fevereiro: 18 a 20ºC Fevereiro: 30 a 32ºC
Março: 16 a 18ºC Março: 29 a 31ºC
Abril: 14 a 16ºC Abril: 25 a 27ºC
Norte
Mínimas Máximas
Fevereiro: 20 a 22ºC Fevereiro: 30 a 32ºC
Março: 18 a 20ºC Março: 28 a 30ºC
Abril: 18 a 20ºC Abril: 24 a 26ºC
Vale do Itajaí
Mínimas Máximas
Fevereiro: 18 a 20ºC Fevereiro: 30 a 32ºC
Março: 16 a 18ºC Março: 26 a 28ºC
Abril: 17 a 19ºC Abril: 24 a 26ºC
PREVISÃO CLIMÁTICA
Para se definir a qualidade de uma estação do ano – se ela será mais quente ou mais fria, mais chuvosa ou mais seca – é muito importante saber o comportamento dos oceanos, todos eles. No entanto, para Santa Catarina dois locais são bem importantes:
– o que está no oceano Atlântico na costa de Santa Catarina;
– o que está bem na linha do Equador no oceano pacífico entre a Indonésia e América do Sul;
COSTA SUL DO OCEANO ATLÂNTICO
O primeiro local de interesse para prever o clima dos próximos meses é o Atlântico na costa do Sul do Brasil. Vejam pela figura abaixo que neste no final do ano passado tínhamos águas com temperatura normais – em branco na altura de SC – a acima da média, ou seja, águas mais quentes que o padrão.
LOCAL DE MONITORAMENTO EL NIÑO/LA NIÑA
O segundo local de interesse, figura abaixo, é onde se define presença ou não do fenômeno El Niño/La Niña. Este evento é acoplado, ou seja, ele ocorre quando há mudanças no comportamento padrão do oceano e da atmosfera na região do oceano Pacífico na Linha do Equador entre Indonésia e América do Sul.
Quando temos águas mais quentes e ventos em altitude mais fracos por meses seguidos: El Niño.
Quando tempos águas mais frias e ventos em altitude mais fortes por meses seguidos: La Niña.
O QUE ESTÁ OCORRENDO
A figura abaixo mostra para os últimos dias de janeiro a anomalia da temperatura da superfície do mar. No entanto, vamos focar na marcação em preto na linha do Equador na região do pacífico entre Austrália e a América do Sul. Lembro que anomalia é quantos graus mais quente (tons de amarelo ao vermelho) ou mais frio (tons de azul) está a temperatura do mar.
Em boa parte da bacia do pacífico – bem na linha do equador – região marcada na figura – temos águas dentro da temperatura normal, em branco. Vejam que há pontos mais quentes (tons de laranja) e poucos pontos mais frios (tons de azul). Água mais quente na costa da Indonésia até o meio do oceano. Temos 0,5 a 1,5°C mais quente. Diante disso, estamos vivendo um período de neutralidade no oceano.
Quando olhamos para o comportamento dos ventos em altitude na região, chamados de Alísios, verificamos que eles estão deixando de ser forte para ir para um patamar dentro do padrão normal.
RESULTADO:
NEUTRALIDADE CLIMÁTICA
Vejam que temos neste momento tanto temperatura da água do oceano pacífico quanto vento da região próximo da superfície dentro dos padrões normais. Por isso, seguimos o que na meteorologia chamamos de neutralidade, ou seja, nem El Niño e nem La Niña atuando ao longo deste trimestre. O verão irá seguir – indo até o início do outono – sem fenômenos de grande escala influenciando o clima.
QUAL A PREVISÃO DE CHUVA PARA SANTA CATARINA ENTRE FEVEREIRO E ABRIL DE 2020?
Diante do período de neutralidade, ou seja, sem influência de fenômeno climático e das águas do oceano Atlântico na costa Sul do Brasil estarem entre o padrão e pontos mais quentes podemos dizer que em relação à chuva a previsão é:
Próxima a abaixo do normal do período. Lembro que esses valores normais estão no início deste texto. Importante destaque que para fevereiro a chuva estará abaixo da média, ocorrendo de forma mal distribuída espacialmente e em volumes, com algumas localidades apresentando pontuais bem mais elevados do que em outras, sobretudo do Oeste ao Planalto.
QUAL A PREVISÃO DE TEMPERATURA PARA SANTA CATARINA ENTRE FEVEREIRO E ABRIL DE 2020?
O verão deverá seguir quente. Este período deverá ter temperatura acima da média climatológica em SC.