Previsão da 1ª Quinzena de Janeiro
Janeiro começa com algumas características da época do ano. Diferente do que tivemos no final de dezembro, teremos dentro da primeira quinzena do mês alguns episódios de chuva. A característica será de irregularidade tanto na intensidade quanto na distribuição pelas cidades. Aquelas pancadas de chuva de verão, ou seja, chuva normalmente tarde/noite com pancada forte numa região sem passar de apenas nuvens numa área próxima. Boa parte dos totais de chuva é mais do “meio” para o final da quinzena.
Através dos dois mapas abaixo, temos uma ideia dessa distribuição da chuva ao longo da quinzena. O primeiro mapa mostra a anomalia de chuva para a quinzena, ou seja, quantos milímetros acima ou abaixo do padrão da época do ano deverá ter nesta primeira quinzena de janeiro de 2020:
Vejam que quanto mais para o Oeste, maior o volume de chuva previsto para os 15 primeiros dias do ano.
Já quando olhamos uma informação de prazo mais curto, só até o dia 8, percebemos que essa anomalia é zero, ou seja, o padrão do período, e com pontos negativos, ou seja, menos chuva que o padrão:
Diante disso, a tendência é que os volumes sejam maiores do “meio” para o final da quinzena. Muito importante destacar que: essa chuva tem característica de verão, ou seja, ela ocorre em forma de pancadas sempre intercalando com aberturas de sol.
TEMPERATURA
Em relação à temperatura, à primeira quinzena deverá ter um comportamento de verão. Ou seja, no geral teremos dias quentes dentro normalmente do que se espera do verão. Não há previsão de uma sequência grande de dias com temperaturas bem acima da média. Os dias que terão calor mais acentuado deverão ser intercalados por outros com temperaturas mais dentro da média do mês. Também não tem previsão de uma sequência grande de dias onde o Estado inteiro terá calorão. Estes dias mais quentes serão por áreas. Daí a importância de acompanhar a previsão de curto prazo. No geral, uma quinzena de verão.
No mapa abaixo temos a anomalia de temperatura para o período até o dia 7. Início da quinzena. Observem que ela fica dentro do normal a abaixo. Um período quente, mas nada exagerado.
Já quando olhamos a “segunda “ parte da quinzena percebemos o contrário. Anomalias positivas na maior parte do Estado. Isso indica dias com temperaturas acima do padrão do mês. Importante destacar que isso deverá ocorrer mais próximo do período entre 7 e 10 de janeiro.