Varejo em Pauta

Aqui no Varejo em Pauta, você terá acesso semanalmente a um áudio que se propõe a compartilhar experiências e conhecimento.

Em até 3 minutos, de modo simples e acessível, a FCDL/SC apresentará informações que visam oferecer alternativas para o empresário associado da CDL melhorar a performance do seu negócio, disseminar boas práticas de varejo e transmitir estímulos para o bom desempenho de suas atividades.

Dar Match

Você acha que seu time não consegue compreender o consumidor?

Então acompanhe o podcast de hoje!

Reputação é ouro quando desejamos estabelecer um relacionamento longo com os consumidores. A conexão se constrói com a prática diária, interesse, empatia e responsabilidade.

As festas de final de ano estão chegando acompanhadas de grandes oportunidades para fecharmos negócios. Por isso, além de preparar a equipe para atender os novos clientes, é essencial manter a atenção aos antigos. Compreender as expectativas do público e ser parte da solução do qual precisam tornam a sua loja uma grande referência no mercado!

Quer mais dicas de como “Dar Match” com o seu cliente?

Quer Pagar Como?

Se você anda meio confuso com as múltiplas plataformas de pagamento que estão por aí, e o que deve oferecer para o seu cliente, então esse podcast é para você!

A forma de pagamento tem muito a ver com o perfil do consumidor. Então, disponibilizar diversos meios para que a compra seja efetuada pode ajudar a evitar a desistência do produto ou serviço. É importante estar atento ao comportamento do seu público. Não perca vendas por conta da inflexibilidade em oferecer meios de pagamentos mais conservadores ou digitais. Amplie a suas possibilidades! Crediário, transferência online, WhatsApp Pay, Pix, dinheiro…

O Varejo em Pauta de hoje explica algumas opções. Bora conferir?

É Brincadeira!

Você acha que só quem vende produtos infantis vai faturar no Dia das Crianças?

Mesmo que você não trabalhe com produtos para a criançada, esse é o momento para se conectar com o seu cliente de um modo divertido. Use a criatividade e a alegria como norte e não perca a oportunidade de cativar o consumidor.

É tão bom ativar o modo criança e desfrutar de boas lembranças e boas risadas!

Resgate elementos que mexam com as memórias da infância e com a emoção do seu público. Use esses elementos nas redes sociais, nas vitrines, nos cards para whatsApp. Você também pode disponibilizar guloseimas, dentre outras ações divertidas que irão alegrar e encantar o cliente.

Bora Brincar!

Trago Verdades!

Você quer que o seu relacionamento com o cliente seja um casamento feliz?

É no pós-venda que o consumidor conhece a qualidade do atendimento da empresa, e é nesse momento que decidimos se vamos ser fiéis ou partir para a concorrência. Se você pretende fazer da relação com o seu cliente um casamento perfeito, esteja presente na vida dele sem ser invasivo ou insistente.

Lembre-se: em relações duradouras, diálogo e presença é fundamental!

O pós-venda deve ser mapeado na estratégia da empresa para conquistar o consumidor após a compra e começar uma relação com recorrência; esse é o desejo de todo varejista.

Pós-venda é abrir uma conversa autêntica que pode durar uma vida!

Faça o teste, comece praticando com um cliente por dia e perceba o que pode acontecer. Se você se comprometer a ser a solução na vida dele, ele não irá te trocar facilmente. A gente não se esquece de quem se importa com a gente.

Bora fazer pós-venda!

Para mais informações, ouça o podcast desta semana:

Vejo Vantagem!

Quem não gosta de um desconto adicional, um brinde, um produto de cortesia, um pague 2 leve 3? Quem nunca?!

Uma pesquisa mostrou que 97% das pessoas afirmam que gostam de participar de promoções e sorteios. Portanto, essas iniciativas devem estar no seu planejamento de ações a serem realizadas ao longo do ano.

E o público jovem também gosta! 48% das pessoas entre 18 e 34 anos participaram de, ao menos, uma ação entre janeiro e maio deste ano. Se o seu público-alvo está nessa faixa etária, procure investir mais no assunto para encantar e reter o cliente por mais tempo.

Mas fique atento: promoções devem ser regulamentadas, pois têm aspectos legais que precisam se cumpridos para garantir a idoneidade da ação.

Bora criar promoções atrativas!

Semana do Brasil!

O mês de setembro é voltado para o cliente, que precisa ser o centro de todas as ações durante todos os meses do ano!

De 3 a 13 de setembro será realizada a Semana do Brasil – serão 10 dias de ofertas que devem aquecer a economia de diferentes segmentos. As promoções são estratégicas para impulsionar as vendas!

Você tem se programado para aproveitar melhor as oportunidades de negócios que tem surgido?

Fique atento para esse checklist:

– Selecione os produtos que vão entrar na promoção e estabeleça uma política de preços que seja coerente com o divulgado, afinal, zelar por credibilidade é fundamental para todas as empresas.

– Promoção precisa de clima, precisa se traduzir na atmosfera da loja e ela se materializa na forma com que você prepara o ponto de venda, seja físico ou digital. Capriche na decoração e treinamento da equipe.

– Crie ações exclusivas para os clientes especiais; ele se sentirá importante e passará a frequentar o estabelecimento, gerando fidelidade.

– Invista e dê ampla visibilidade às suas ações. Comunique as promoções em todos os canais de contato: site, redes sociais, publicidade. Anuncie a campanha na vitrine e no interior da loja. No caso do e-commerce, divulgue tanto na home page quanto nas páginas de navegação interna.


Para ajudar as empresas nesse quesito que não é assim tão simples, a FCDL/SC desenvolveu uma campanha completa e gratuita para a Semana do Brasil, que você pode baixar e utilizar as peças na divulgação.

Para mais informações, ouça o podcast desta semana: