Varejo em Pauta
Aqui no Varejo em Pauta, você terá acesso semanalmente a um áudio que se propõe a compartilhar experiências e conhecimento.
Em até 3 minutos, de modo simples e acessível, a FCDL/SC apresentará informações que visam oferecer alternativas para o empresário associado da CDL melhorar a performance do seu negócio, disseminar boas práticas de varejo e transmitir estímulos para o bom desempenho de suas atividades.
Start Ups
A inovação no varejo faz com que os comerciantes revejam as práticas de mercado e busquem um alinhamento de dinâmicas mais atualizadas. No Varejo em Pauta desta semana, saiba mais como funciona o trabalho das startups e como os seus métodos ágeis podem trazer aprendizados e soluções para o seu negócio.
Dói no Coração!
Você acredita que o resultado das suas vendas pode ser melhorado?
Chega a doer no coração quando ouvimos alguém reclamar do atendimento, e realmente é muito frustrante. Quando analisamos o quanto se deixa de faturar por causa disso, se percebe o desperdício de esforço que existe no varejo.
Os números são impressionantes: 8 em cada 10 clientes se dispõe a pagar mais para ter um atendimento melhor! E a qualidade do atendimento é o principal fator de fidelização para 57% dos consumidores em todo o mundo.
Por que negligenciamos tanto dando menos atenção do que deveríamos ao fator que faz tanta diferença no resultado. A qualidade no atendimento é essencial para o crescimento de uma empresa.
Algumas dicas podem te ajudar a dar mais foco a essa questão:
– Valorize os clientes e faça com que essa valorização se torne visível com atitudes;
– Conecte-se com a realidade do cliente usando a empatia em todas as situações;
– Esteja atento em como a equipe se comporta com os clientes;
– Invista e estimule o aprendizado nas relações humanas, cada vez mais o vendedor precisa desenvolver habilidades e competências que o ajudem a performar melhor;
– Experimente vivenciar a jornada do cliente em todos os pontos de contato com a sua marca e busque aperfeiçoar o que for necessário.
– Seja parte da solução e não do problema.
Bora Vender!
Vitrine Sedução!
Você sabia que é possível influenciar a decisão de compra do consumidor em apenas 2,5 segundos?
Com dados do G1 Economia, 80% da decisão de compra ocorre na vitrine, e o tempo médio para prender a atenção de um consumidor é de menos de três segundos.
Nosso cérebro reage aos estímulos visuais, portanto, o expositor é o primeiro e mais importante instrumento de venda do estabelecimento. Esse tempo é muito curto para contar uma história e valorizar um produto, por isso, é necessário atrair o cliente por meio de uma vitrine limpa, organizada e assertiva.
Com tanto poder de venda, a vitrine precisa ser tratada estrategicamente e não na base do jeitinho.
Ela precisa chamar atenção!
Vale o exercício criativo por tudo o que ele representa, afinal, você quer vender. Defina o público-alvo; fique atento ao calendário e datas promocionais; capriche na iluminação; e busque inspirações e referências na web. Essas e outras dicas estão disponíveis no blog da FCDL.
Para mais informações, ouça o podcast desta semana
Dia dos Pais!
Tudo pronto para o Dia dos Pais? Ainda está em tempo de se organizar e comemorar essa data tão importante para o varejo!
Você pode oferecer alternativas interessantes para o cliente, inclusive, as lojas que não vendem produtos para o público masculino devem aproveitar o Dia dos Pais.
Realize uma ação promocional em conjunto com as de segmentos voltados para esse público, aproveite o momento e crie conexão de um modo simpático e gentil, homenageando os pais dos seus clientes. Essa é uma excelente maneira de colocar a sua marca em evidência!
A campanha da FCDL para a ocasião homenageia os pais multitarefas que se superam na pandemia com o slogan: Para Multipais, Multipresentes.
Você pode mandar por watts para os contatos, o vídeo ou cards com um textinho: “estamos com você em todas as celebrações” e a assinatura da sua loja. Isso estreitará a relação da marca com o cliente. Ações como essa são tão positivas como muitas promoções, acredite.
Aproveite essa data tão relevante e viva o Dia dos Pais!
Geração Preateada!
Você tem considerado o potencial da “Geração Prateada” na estratégia do seu negócio?
A população acima de 60 anos vem aumentando em todo o planeta. O chamado tsunami prateado é resultado do aumento da longevidade e da queda mundial da taxa de natalidade, o que reduz a proporção entre jovens e população madura.
Ainda muito desconsiderados nas campanhas publicitárias e, por vezes, esquecidos nas pesquisas de satisfação que insistem em avaliar a opinião das pessoas de até 45 anos, os 60+ estão mudando o conceito sobre envelhecimento.
Se você ainda não percebeu, o Futuro é Velho! e há um mercado emergente significativo embutido nesse conceito. Os 60+ representam quase 20% do consumo.
O Brasil é um dos países com o envelhecimento populacional mais acelerado do mundo, e aí está a importância de estabelecer vínculos com o público maduro.
Dia 26 de julho, hoje, é o Dia dos Avós! Aproveite a data para aquecer as vendas e criar laços com esse mercado consumidor tão significativo.
Dinheiro Já!
Para recuperar o dinheiro de dívidas não pagas, é necessário realizar uma ação certeira com os inadimplentes.
É preciso minimizar a inadimplência para manter o seu negócio saudável; e mesmo com todas as medidas de precaução, sempre ocorre alguma perda financeira. Para recuperar esses valores, aproveite a oportunidade promovida pela FCDL/SC.
O Feirão SPC Regulariza Seu Nome! ocorrerá entre 29 de julho e 7 de agosto, sendo uma ótima dica para renegociar dívidas e colocar em caixa recursos que parecem distantes e perdidos, mas que são tão valiosos para a sua empresa.
Para participar, procure a CDL mais próxima! E se o Feirão não for acontecer na sua cidade, você pode fazer o próprio movimento chamando os comerciantes locais para multiplicar o poder da ação.
Flexibilize! Proponha boas alternativas para o cliente, ofereça acordo único para ele resgatar o crédito e voltar a movimentar o comércio. Crie oportunidades para que ele possa se organizar financeiramente.
O bom cobrador é o que recupera o cliente! Bora renegociar e faturar!
Para mais informações, ouça o podcast desta semana: