Varejo em Pauta

Aqui no Varejo em Pauta, você terá acesso semanalmente a um áudio que se propõe a compartilhar experiências e conhecimento.

Em até 3 minutos, de modo simples e acessível, a FCDL/SC apresentará informações que visam oferecer alternativas para o empresário associado da CDL melhorar a performance do seu negócio, disseminar boas práticas de varejo e transmitir estímulos para o bom desempenho de suas atividades.

Varejo em Pauta – Crer para Ver

Você já ouviu aquele ditado de que atraímos o que pensamos? É difícil sustentar um negócio quando ninguém acredita no seu projeto, mas o pior é quando você mesmo não crê. Aí não tem jeito, isso é sinal de que sua empresa está sendo construída sobre areia movediça. É preciso ter várias qualidades para gerir um empreendimento. As ideias são aperfeiçoadas com estudo, pesquisa e compartilhamento de informação. A técnica pode ser alcançada e a evolução vem com a união da equipe que busca desafios e vai além do esperado. Agora, o espírito realizador, esse sim, já nasce com o projeto antes mesmo de sua concretização. Ele coexiste com a vontade de inovar e se tornar um referencial. Ele é a alma. É desse sentimento que surgirá a energia para vencer as próximas etapas. Quer saber mais sobre o tema?

Varejo em Pauta – É Preciso Engajar

Relacionamento significa amizade, convivência, contato, envolvimento. O varejo requer tudo isso esculpido em cada loja, colaborador e atendimento existentes. É impossível conquistar o cliente sem se relacionar verdadeiramente com ele. É preciso entender a dor, a necessidade e o desejo. E como será possível criar essa ligação sem perguntar, ouvir e dialogar? A venda e a compra podem sim acontecer no ambiente virtual, mas até lá, diversas vezes, o calor humano determina a satisfação do consumidor. Saiba mais sobre o tema do nosso podcast desta semana.

Varejo em Pauta – Como Fazer Diferente

Está chegando uma das épocas que é febre entre as crianças e os estudantes de todo Brasil. A volta às aulas é um momento especial para muitos pais que levarão os filhos para a escola pela primeira vez, e para os pequenos que estarão em um espaço diferente e até mesmo revendo as amizades do ano anterior. Ou, quem sabe, seja um tempo marcado por mudanças, como o início em um novo colégio, e aí já sabe, o frio na barriga e as expectativas tomam conta da garotada. Para o varejo, e principalmente para os que possuem produtos e serviços voltados para este público, é a oportunidade de realizar sonhos e a alegria de comprar o material escolar e os utensílios necessários para o ano letivo. Por isso, os detalhes são essenciais. Busque conhecer o seu público, capriche na vitrine e na disposição dos objetos e ajude os pais a fazerem a alegria dos filhos. É preciso entrar no clima e oferecer atrativos. Quer saber como encantar esses clientes especiais?

Varejo em Pauta – Como Vender

O verão e o período de férias marcam momentos especiais para as famílias que buscam passear, se divertir e, claro, aproveitar as promoções imperdíveis do varejo. Mas, muito mais do que oferecer descontos irresistíveis, vender requer uma característica importante e não mais dispensável: saber ouvir. Não se trata de escutar o que o cliente verbaliza, e, sim, em conseguir fazer uma leitura corporal através de gestos e expressões que ele reproduz. Afinal, o consumidor fala de diversas formas. Ao vendedor cabe perguntar e compreender realmente o que o cliente deseja, demonstrando empatia, paciência e preocupação com suas necessidades e desejos. Quer saber mais sobre como melhorar sua estratégia de vendas?

Varejo em Pauta – Vale a Pena

Uma das épocas mais importantes para o comércio chegou ao fim. E então, você conseguiu superar as expectativas de vendas e demandas para este Natal? Ou a surpresa, na verdade, foi um tanto quanto decepcionante? Antes de recomeçar os trabalhos para este ano é interessante que você reflita um pouco a respeito das suas práticas. Afinal, o que fez sentido e o que vale a pena deixar para trás? O que pode ser reaproveitado e melhorado neste novo ciclo? Quais foram seus erros e acertos? E para agora, você já possui objetivos e metas traçados? Chegou a hora de avaliar os resultados e derrotas e criar um plano de ação. Quer saber como?