As CDLS na frente

08/10/2018|

20:14

Fotos da história da CDL Joinville ganham acervo on-line

A CDL Joinville lançou o projeto “Memória CDL em Fotos” na noite de segunda-feira, 8 de outubro. O evento na sede da entidade reuniu integrantes da atual diretoria, ex-presidentes, sócios patrimoniais e convidados e contou com exposição de fotos que sintetizam os 53 anos de história da entidade, completados no dia 24 de setembro.

O “Memória CDL em Fotos” é uma galeria que resgata e organiza em imagens a história da entidade. O material inclui fotografias dos fundadores, das primeiras diretorias da entidade, eventos, campanhas e inúmeros momentos importantes que podem ser conferidos na rede social Flickr da CDL Joinville ou no site da entidade, no link http://www.cdljoinville.com.br/memoria/

O presidente da CDL, Frederico Cardoso dos Santos, e vice-prefeito Nelson Coelho descerraram o quadro simbólico do projeto. O vice-presidente Administrativo e Financeiro da FCDL/SC e diretor secretário da CDL Joinville, José Raulino Esbiteskoski, e o diretor distrital da Federação (18º Distrito) e diretor financeiro da CDL Joinville, José Manoel Ramos, ambos também ex-presidentes da CDL, prestigiaram o lançamento do projeto.

Para montar a galeria, o trabalho de identificação das fotografias mais antigas da CDL iniciou em março de 2018. A ideia partiu do diretor superintendente e ex-presidente da CDL e conselheiro do SPC, Jorge Domingues. “Precisamos preservar nossa história, organizar nossa trajetória e identificar as pessoas que a construíram, além de dar acesso público a esse material, que é relevante não apenas para a CDL, mas para Joinville”, afirma Jorge.

A identificação e organização das fotos foram realizadas pela historiadora Marta Regina Heinzelmann. De março a julho deste ano, as imagens passaram por análise e, até o momento, quatro mil delas foram organizadas. A mais antiga data de 1965, quando a CDL foi fundada, com a denominação de Clube de Dirigentes Lojistas (a mudança para Câmara de Dirigentes Lojistas ocorreu na década de 1990). No registro de 1965 estão os fundadores Alfredo Salfer e Germano Stein, que pensaram em criar uma entidade para representar e fortalecer o setor em 1965, ao participarem de 6ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, na Guanabara, atual Estado do Rio de Janeiro.

Trajetória preservada
No acervo há ainda imagens da antiga sede da entidade, onde as consultas ao SPC eram feitas por telefone e a lista de inadimplentes era organizada em fichas de papéis. Também foram resgatadas fotos de campanhas, posses de presidentes, reuniões, cursos, além de registros da 2ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, realizada em Joinville, no ano de 1968. Joinville já foi sede de seis convenções: cinco estaduais e uma nacional. Em 2019, a cidade sediará a 48ª edição do evento.

Trabalho de resgate
Para resgatar informações sobre pessoas, momentos e situações, muita gente se envolveu no processo, entre elas, além de Jorge Domingues, o presidente Frederico Cardoso dos Santos, o ex-coordenador da CDL Jovem Eduardo Sampaio Mafra, o assessor João Luiz Brandão Portes e os ex-presidentes Alexandre Brandão, Gonçalo Nascimento, Manfredo Trauer, Gilson Bohn, José Manoel Ramos e Milton Krüger. Colaboradores com mais de uma década de trabalho na CDL também contribuíram. São os casos do gerente administrativo Alexandre Geiser, que está na entidade há 14 anos, e do gerente comercial Max Soel, funcionário há 11 anos. O ex-assessor de imprensa da CDL Acácio Martins, o Cacá Martan, também ajudou a identificar as fotografias.

Processo desafiador
A historiadora Marta Regina Heinzelmann falou do processo de identificação das fotos. Para ela, quanto mais tempo tem a fotografia, mais desafiador é o trabalho. Para Marta, a imagem captura informações de momentos vividos que não conseguem ser registrados em documentos como atas, acordos e correspondências. “Esta é uma atividade muito instigante para quem trabalha com a história, com a memória e com os processos evolutivos das instituições. É muito interessante observar os diferentes desafios que vão sendo colocados para as instituições ao longo dos anos”.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque