O que é uma CDL?

As Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) são associações civis sem finalidade econômica e sem filiação político-partidária de âmbito municipal e representativa dos segmentos produtivos de comércio, indústria e serviços, filiadas à FCDL/SC e compostas por associados (pessoas físicas ou jurídicas) que geram renda, empregos e oportunidades para a comunidade local. Em Santa Catarina são 209 CDLs que, juntas, reúnem mais de 43 mil associados. Além da representatividade, as CDLs oferecem diversos produtos, serviços, cursos, palestras, assessoria jurídica e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) a seus associados. Juntamente com a FCDL/SC, as CDLs integram o Sistema CNDL – o maior sistema confederativo de representação dos segmentos produtivos que impulsionam o desenvolvimento do Brasil.

O que é uma NDL?

Os Núcleos de Dirigentes Lojistas (NDLs) são extensões das CDLs em Municípios vizinhos que não possuem uma CDL constituída, proporcionando aos segmentos produtivos dessas localidades a possibilidade de usufruir os mesmos benefícios que facilitam a vida dos associados das CDLs. Santa Catarina atualmente dispõe de 24 NDLs em operação, regularmente vinculadas a uma das 209 CDLs.

CDL Jovem

O perfil da CDL Jovem é inovador. São 26 CDLs Jovem no estado. O objetivo é integrar e desenvolver futuros líderes, difundindo o associativismo que move o Movimento Lojista.
Entre as principais iniciativas das CDLs Jovem estão o DLI – Dia Livre de Impostos, programa que alerta a sociedade para a alta carga tributária incidente sobre o produto, palestras e encontros para a troca de experiências.

O que são as Câmaras Setoriais?

As Câmaras Setoriais (ou Núcleos) são órgãos complementares das CDLs compostos por associados com interesses convergentes (região, afinidade, segmento etc.), dando-lhes condições para que, no âmbito de suas aptidões e necessidades comuns, realizem ações conjuntas e voltadas para o fortalecimento da atividade empresarial e o atendimento das necessidades que os unem. O regramento básico de funcionamento dos órgãos complementares está estabelecido na NIF-33, ao que sugerimos a leitura.

CDL Mulher

Desde janeiro de 2023, a gestão da FCDL/SC tem como um dos objetivos mais importantes valorizar as mulheres que inspiram e que constroem o varejo catarinense. Uma grande ação que já acontece com sucesso é o incentivo à criação das Câmaras de Mulher nas CDLs. Um trabalho fundamental que tem como base o Manifesto Mulheres que Constroem o Varejo, da CNDL.