Na tarde da última segunda-feira (23), a Câmara Setorial de Gestão Estratégica de Pessoas (da CDL Tubarão) realizou uma visita técnica à Cristalcopo, em Içara. O grupo pode conhecer, na prática, como diferentes organizações estruturam seus processos, programas e políticas de gestão de pessoas.
“Essa imersão permite identificar boas práticas que podem ser adaptadas e implementadas em seu próprio contexto organizacional”, apontou Giselda Meneguel, presidente da Câmara de Gestão de Pessoas.
Além disso, Giselda destacou que visitas desse tipo proporcionam inspiração para repensar e aprimorar processos internos. Para ela, esse tipo de missão costuma revelar soluções simples e eficazes, capazes de gerar mudanças significativas.
“Trata-se de uma forma concreta de observar o que está dando certo em outras realidades”, observou Giselda.
Na visita, um dos pontos que mais chamou a atenção de Giselda foi a cultura de inovação adotada pela Cristalcopo.



“Falar de inovação é fácil, mas praticar é complexo. Ontem, pudemos observar as ferramentas utilizadas pela área de Gente e Gestão que garantem maior precisão das informações”, disse Giselda.
Para ela, o grupo ainda pôde entender, na prática, a importância da cultura de colocar as pessoas no centro do negócio. “Investir na formação de pessoas é o que vai diferenciar as empresas no futuro. É preciso estar sempre buscando alternativas de melhoria contínua para a retenção de seus profissionais e o desenvolvimento dos mesmos”, finalizou a presidente da Câmara de Gestão Estratégica de Pessoas.
Qualificação e valorização do colaborador
Júlia Fernandes, coordenadora da CDL Tubarão, também participou da visita e, assim como Giselda, notou a cultura da Cristalcopo de colocar as pessoas no centro do negócio. Este ano eles estão trabalhando com o projeto “Engajamento” onde toda a ação que promovem é no sentido de engajar o colaborador e a comunidade em geral.
“Eles investem em treinamentos, no desenvolvimento de pessoas e líderes e em endomarketing. Eles criaram uma página no Instagram chamada Jeito Cristalcopo. Nessa página, eles divulgam para a comunidade as ações internas da empresa para despertar o interesse em novos colaboradores”, revelou Júlia.
Para Júlia, “qualificação e valorização do colaborador” resumem a fabricante de descartáveis fundada em 2002.