Um dos exemplos mais recentes dessa vocação para a inovação é o lançamento da CDL Solar. O serviço de energia solar por assinatura permite que empresas e residências, de qualquer faixa de consumo, obtenham descontos na conta de luz sem necessidade de investir em placas solares, sem pagamentos de mensalidade e com contratos sem fidelidade.

Para Karen Brodbeck, presidente da CDL Tubarão, uma das marcas da entidade, além da inovação, é o envolvimento com a sociedade.

“A CDL Tubarão é feita de gente que acredita na nossa cidade. Cada projeto que realizamos, como o Dia D ou o Tubarão Luz, no Natal, é pensado para movimentar o comércio e, ao mesmo tempo, emocionar, unir, acolher e valorizar a relação dos moradores com o seu lugar. É gratificante ver a cidade crescer junto conosco”, afirma Karen.

Presente em diferentes setores da economia, a CDL Tubarão é hoje uma instituição sólida e estratégica para o empresariado local, oferecendo capacitações, serviços, oportunidades de networking e soluções de mercado.

“Atuamos com varejistas, industriários, prestadores de serviços e até profissionais autônomos. Nosso trabalho é criar pontes, destravar oportunidades e oferecer inteligência de mercado para todos os setores”, destaca o diretor executivo Walmor Jung Júnior.

 

A origem da CDL Tubarão: união, visão e espírito de transformação

A história da CDL Tubarão começou a tomar forma em 25 de julho de 1966, quando um grupo de empresários se reuniu na tradicional Churrascaria Bambu para discutir a criação de uma entidade que representasse os interesses do comércio local. Foi nesse encontro que surgiu a primeira diretoria provisória, composta por Sérgio Fretta, José Vieira Neves, Pedro Serafim e Genovêncio Bittencourt.

Poucos dias depois, em 28 de julho de 1966, durante uma reunião no Restaurante Taíse, ficou definitivamente acertada a criação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Tubarão. O ato oficial de fundação ocorreu em 8 de agosto de 1966, no Clube 29 de Junho.

A primeira ação pública da recém-criada CDL Tubarão foi a realização de uma prova ciclística de 20 quilômetros, organizada durante a Semana da Pátria, como forma de marcar presença na vida comunitária e engajar a população.

Nas primeira semanas de atuação a CDL Tubarão também passou a oferecer o serviço de consulta do SPC Brasil.

Ainda em seu ano de fundação, a CDL Tubarão participou do plano de investimentos para a cidade, sugerindo obras como a criação de uma rede de esgoto, a abertura e o calçamento da Avenida Marcolino Martins Cabral e até a construção de uma ponte sobre o Rio Tubarão, nas proximidades do então bairro Capivari de Baixo.

 

O empresário Sérgio Fretta foi o primeiro presidente da entidade. Esta semana, aos 95 anos de idade, ele visitou a sede da instituição que ajudou a criar em 1966. “Nos anos 60, já sabíamos que era preciso união. A fundação da CDL foi um ato de coragem e estratégia. Queríamos uma cidade mais organizada, com mais respeito ao comércio e ao consumidor. Travamos uma batalha para criarmos a CDL Tubarão. E conseguimos”, relembra Sérgio, com orgulho.