A tarde desta quarta-feira, 27, marcou um momento histórico para a CDL de Araranguá durante a sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina itinerante realizada em Araranguá. A entidade recebeu oficialmente o Projeto de Lei PL 0053/2026, de autoria do deputado estadual Tiago Zilli, que declara a CDL de Araranguá como de Utilidade Pública Estadual.

O projeto altera o Anexo Único da Lei nº 18.278, de 2021, responsável por consolidar os atos normativos que concedem o título de Utilidade Pública Estadual em Santa Catarina, passando a incluir oficialmente o nome da entidade araranguaense entre as instituições reconhecidas pelo relevante serviço prestado à sociedade.

O reconhecimento representa um importante marco para a CDL, que há décadas atua diretamente no fortalecimento do comércio, do associativismo e do desenvolvimento econômico de Araranguá e região. O título de Utilidade Pública Estadual é concedido a instituições privadas sem fins lucrativos que comprovam atuação séria, organizada e de interesse coletivo.

A solicitação do reconhecimento foi iniciada ainda em 2025, durante a gestão da então presidente da CDL, Dalva Maria Machado Leme, quando toda a documentação necessária passou a ser organizada e encaminhada aos órgãos competentes.

Para Dalva, o momento simboliza a consolidação de um trabalho construído ao longo de muitos anos pela entidade. “Esse reconhecimento não é apenas da CDL, mas de todos que ajudaram a construir essa história. Quando iniciamos esse processo, pensamos justamente em valorizar o papel da entidade dentro da comunidade, representando os empresários, fortalecendo o comércio e contribuindo para o crescimento de Araranguá. Também deixo meu agradecimento ao deputado Tiago Zilli pela sensibilidade em compreender a importância da CDL e abraçar essa causa tão significativa para a nossa entidade e para o município”, destacou.

A atual presidente da CDL, Rejane Silva de Araujo, também celebrou a conquista e ressaltou a importância institucional do reconhecimento estadual. “Receber esse título durante a Alesc Itinerante em Araranguá torna esse momento ainda mais especial. Isso atesta oficialmente a importância da CDL para o desenvolvimento da nossa cidade, reconhecendo uma trajetória construída com muito trabalho, união e compromisso com a comunidade e com os empreendedores”, afirmou.

Autor do projeto, o deputado Tiago Zilli destacou a relevância da CDL para o desenvolvimento econômico da cidade e da região. “O comércio de Araranguá corresponde a 61% do movimento econômico que Araranguá produz. Quero parabenizar a presidente Rejane, a ex-presidente Dalva Leme, o Everaldo que já foi presidente, enfim, todos que participam, por que a CDL representa muito para nossa região, e agora a Alesc tem a oportunidade de transformar a entidade em utilidade pública”, declarou.

A conquista reforça o protagonismo da CDL de Araranguá dentro do cenário empresarial catarinense e evidencia a relevância do associativismo como ferramenta de transformação econômica e social no município.

Texto: Juliana Oliveira

Marsbahis giriş marsbahis deneme bonusu deneme bonusu veren siteler deneme bonusu veren siteler deneme bonusu keybahis viciousengine.com turkizhotel.com keybahis resmi giriş adresi keybahisgir.com 'dur, bu sitede herzaman güncel girişi bulabilirsiniz.