Informativo Jurídico

A importância dos dados corretos do consumidor

Ao abrir o cadastro do consumidor, o associado deve coletar informações básicas como nome completo, endereço, RG, CPF, nome dos pais e seus respectivos endereços.

Reiteramos ser de extrema importância que esses dados sejam confirmados com fotocópias dos documentos (RG, CPF e comprovante de residência), e que no documento do cadastro o associado insira um campo onde o consumidor se comprometa a informar qualquer alteração nos dados (endereço, documento de identificação).

Ademais, com a constante atualização dos meios de comunicações e também sociais, com a presença cada vez maior das pessoas no mundo virtual, aconselhamos que sejam colhidas informações como: endereço de e-mail, redes sociais e telefone celular pessoal onde o cliente use o whatsapp.

Com a possibilidade de se realizar cobrança através das redes sociais, desde que não expondo o devedor a constrangimento, tais informações se mostram úteis e mais um meio de haver o crédito satisfeito, além dos registros de SPC e medidas judiciais.

Ainda, com a possibilidade de “acompanhar” a pessoa através das redes sociais, podem ser verificadas eventuais alterações de endereço ou até mesmo o paradeiro do devedor, caso não se tenha sucesso em eventual notificação de SPC ou ação judicial.

Portanto, quanto mais informações o associado tiver acerca do devedor, maiores possibilidades de haver o crédito terá.

Assim, novamente solicitamos que os associados, ao realizarem o cadastro de um novo cliente, se resguardem coletando o maior número de dados e informações possíveis acerca deste, como acima exposto.

André Lima (Advogado)

Informativo Jurídico
  • LGPD vai gerar aumento exponencial em aberturas de processos, prevê ministro do STJ

    Continue lendo Clique e leia
  • STJ decide que motorista não é funcionário da Uber

    Continue lendo Clique e leia
  • Você já conhece a nova versão da CNH?

    Continue lendo Clique e leia
  • Medidas necessárias para assegurar o cumprimento de ordem judicial, inclusive pagamento de dívidas

    Continue lendo Clique e leia
  • A autorização nos cadastros de clientes

    Continue lendo Clique e leia
  • Questões controvertidas, mas nem tanto assim

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais