O setor da beleza e bem-estar em Chapecó (SC) tem mostrado um desempenho positivo em 2025. De acordo com levantamento do Observatório Econômico da CDL de Chapecó (Câmara de Dirigentes Lojistas), com base em dados da Receita Federal, foram abertas 509 novas empresas entre janeiro e setembro de 2025, o que representa um crescimento de 17,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

OS SEGMENTOS COM MAIOR EXPANSÃO FORAM:

· Cabeleireiros, manicure e pedicure: 276 novas empresas (+21,5% de crescimento em relação a janeiro a setembro de 2024);

· Estética e cuidados com a beleza: 146 aberturas (+ 10,6% em relação a 2024);

· Comércio varejista de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal: 50 empresas (uma empresa a mais em relação ao ano passado);

· Atividades de condicionamento físico: 18 empreendimentos (duas empresas a mais em relação ao ano passado);

· Serviços de tatuagem e colocação de piercing: 17 novos negócios (+183%);

· Comércio atacadista de cosméticos e perfumaria: 2 empresas (manteve o número de empresas do ano passado);

· Além da diversidade de segmentos, chama atenção o perfil empreendedor: 401 empreendimentos (78,8%), são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 108 (21,2%) são de porte maior.

 

PRESENÇA NOS BAIRROS

O crescimento do setor também reflete uma distribuição geográfica ampla, com novas empresas se instalando em diversos bairros. O Centro lidera, com 85 empreendimentos. Em seguida aparecem: Efapi (59), Presidente Médici (37), Santo Cristóvão (32), Passo dos Fortes (28), Bela Vista (19), entre outros.

 

ANÁLISE

Para o Diretor Executivo da CDL de Chapecó, Maurício Duarte, o setor da beleza tem grande impacto no crescimento local. Ele também fala sobre o papel da entidade. “Chapecó tem grandes possibilidades para o movimento empreendedor, principalmente para os pequenos negócios, que são maioria no setor da beleza. A CDL atua para manter um ambiente cada vez mais favorável, com orientação, capacitação, inteligência de mercado e incentivo aos empreendedores. Nossas portas estão abertas para empresas que desejam se associar e contar com benefícios exclusivos, apoio especializado e uma rede sólida de conexões. Essa expansão representa mais empregos, mais circulação de renda e mais força para a nossa economia”, disse.

Já o presidente da CDL de Chapecó, Edson Demétrio Piana, comemorou os dados importantes de crescimento do setor da beleza. “É muito importante a gente observar que o nosso trabalho dá frutos. E ter o Observatório conosco é muito importante para que tenhamos como visualizar estes resultados e compará-los. A CDL oferece toda estrutura para o desenvolvimento do empreendedorismo e essa ferramenta do Observatório é uma delas. Os associados estão sempre bem abastecidos com informações técnica e precisas”, disse.

 

OBSERVATÓRIO ECONÔMICO DA CDL DE CHAPECÓ

A CDL de Chapecó conta com uma ferramenta avançada de monitoramento e análise econômica do município: o Observatório Econômico da CDL. Essa ferramenta inovadora consolida dados e indicadores econômicos do município, que contribui na tomada de decisões, planejamento das ações e novos investimentos. Além disso, serve de base para apoiar projetos estratégicos, pesquisas setoriais e eventos que movimentam o calendário econômico do município. Com essa estrutura de inteligência, a CDL segue ativa no desenvolvimento dos negócios, sempre de portas abertas para receber novos associados, apresentar vantagens exclusivas e oferecer suporte para o crescimento sustentável e competitivo do setor empresarial de Chapecó.