O balanço financeiro e a relação das atividades desenvolvidas até o segundo quadrimestre de 2017 pelo Observatório Social de Brusque (OSBr) foram apresentados na manhã de terça-feira, 12 de setembro, durante encontro com mantenedores. O presidente Pedro Afonso Hoffmann, o vice-presidente para Assuntos Administrativo-financeiros, Altamir Antônio Schaadt, o diretor executivo Evandro Gevaerd, o consultor Claudemir Marcolla e a estagiária Laíza Nunes Paz, estiveram reunidos com representantes de entidades e empresas parceiras do Observatório Social, entre elas, a CDL Brusque, na sede do OSBr.
Para reconhecer as organizações que apoiam diretamente o monitoramento dos gastos públicos e o combate à corrupção em Brusque e Guabiruba foi lançado na ocasião o Certificado ‘Empresa Amiga do Observatório Social de Brusque’. “O propósito desse certificado é enaltecer o apoio que recebemos. Não temos finalidade de lucro e autopromoção. Nosso maior objetivo é transformar Brusque e Guabiruba em cidades melhores. Portanto, esse reconhecimento é uma prova também para a empresa do seu compromisso social e da sua contribuição para a comunidade”, observou o diretor Evandro Gevaerd.
A CDL Brusque está entre as organizações agraciadas com o certificado. “É uma satisfação fazer parte do grupo de mantenedores do Observatório e é gratificante ser reconhecido por essa importante parceria, que beneficia toda a cidade. As empresas que ainda não contribuem, deveriam começar a apoiar o OSBr, pois o trabalho realizado é sério, profissional e transparente”, destacou o gestor executivo da CDL, Carlos Eduardo Vieira.
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque, que é uma das doze entidades mantenedoras do OSBr, esteve representada por seu gestor executivo da CDL, Carlos Eduardo Vieira. “A CDL contribui mensalmente com o Observatório desde julho de 2013 para ajudar a manter suas atividades e possibilitar a evolução desse trabalho realizado com olhar crítico em nome da sociedade”, declarou Carlos Eduardo.
Prestação de Contas
Durante o encontro, o diretor Evandro Gevaerd relatou ações e resultados alcançados pelo Observatório neste ano. “Enviamos 24 expedientes às Prefeituras e Câmaras de Brusque e Guabiruba e ao Samae. Analisamos 180 editais lançados por esses órgãos. Acompanhamos processos licitatórios, realizamos diversas reuniões com prefeitos e outros servidores públicos, monitoramos a entrega de alguns materiais licitados e promovemos cursos de orientação sobre compras públicas. Além de palestras de conscientização e da realização do projeto Observador Mirim, nas escolas públicas e privadas de Brusque e Guabiruba”, descreveu.
Foram elencadas ainda as receitas do OSBr e as despesas mensais para manutenção da estrutura física e subsídio de profissionais e estagiários. Atualmente, o Observatório conta com o apoio de doze entidades e dez empresas que contribuem com recursos financeiros. “Essa colaboração é fundamental para que possamos realizar nossas atividades e esse apoio permite que nos profissionalizemos cada vez mais, que nos tornemos fluentes dentro da cidade, trazendo novas ideias e uma melhor gestão do poder público. A realidade do poder público deve transmitir a realidade da comunidade que ele representa. É isso que buscamos, chamar a atenção para situações e investimentos que não condizem com a realidade da cidade”, destacou o presidente Pedro Hoffmann.
Evandro Gevaerd também falou sobre a importante contribuição dos voluntários que auxiliam nas pesquisas e análises realizadas pelo Observatório, bem como da parceria existente com a Unifebe (Centro Universitário de Brusque), que viabiliza a prestação de serviços por parte de 50 estagiários por semestre.
“Temos ainda a intenção de contratar profissionais da área de engenharia para possibilitar um acompanhamento mais eficaz de obras públicas, e intensificar nossa parceria com a OAB Subseção Brusque, por meio da Comissão de Moralidade Pública, no sentido de elaborar projetos de lei de iniciativa popular, para serem encaminhados para apreciação do Legislativo”, salientou Evandro.