Anualmente em outubro, mês de conscientização sobre os cuidados com o câncer de mama, a CDL Imbituba se engaja na campanha Outubro Rosa. A entidade participa na divulgação da importância da prevenção e diagnóstico precoce, além de estimular seus associados a se juntarem à causa.
Para promover a campanha, a sede da entidade já está iluminada em tons de rosa, cor que marca o Outubro Rosa.
A CDL colabora também com a divulgação do período em todos os seus meios de comunicação e através da compra das camisetas do Outubro Rosa. “Também estamos incentivando os empresários lojistas a decorarem suas fachadas e vitrines e, em contrapartida, divulgamos suas fotos em nossas redes sociais”, explica a presidente da CDL, Marilúcia S. da Luz Bergler, que veste a camisa da ação juntamente com a vice-presidente da entidade, Rosane da Silva de Souza, e da diretora Rosângela Lutchemberg Martins.
A campanha é dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo patologia. O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Não há uma causa única para o câncer de mama, diversos fatores estão relacionados ao surgimento da doença. Contudo, se detectado precocemente, há grandes chances de cura.