As CDLS na frente

28/02/2018|

18:00

CDL Forquilhinha celebra Páscoa com tradição alemã

Um dos símbolos que mais identifica a cultura alemã durante o período da Páscoa é a Osterbaum, traduzindo “Árvore da Páscoa”. A Osterbaum faz parte de uma tradição dentre várias outras praticadas na Alemanha, na qual, se ornamenta com ovos coloridos uma árvore ou galho seco dentro de casa, nos jardins e ambientes públicos. A tradição de pintar casquinhas e pendurar em árvores e galhos é mantida na Alemanha e regiões habitadas pelos descendentes, inclusive em Forquilhinha, onde se encontram famílias que ainda preservam esta tradição.

Com o intuito de preservar e cultuar estas tradições germânicas trazidas pelos colonizadores, a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo em parceria com o CDL Forquilhinha se preparam para Páscoa e estão se organizando para ornamentação com ovos coloridos em uma das árvores da Praça dos Imigrantes Alemães assim também como outros espaços públicos.

“Para a coleta dos ovos e montagem da “Osterbaum” contaremos com a participação da Rede Municipal Escolar, Assistência Social, entidades e toda a comunidade”, relata o secretário de Esporte Cultura e Turismo, Felipe Dordete.

Segundo Geovane Westrup, chefe do Departamento de Turismo do Município, em breve a cidade irá oferecer oficinas para pintura dos ovinhos no Espaço Cultural, anexo a Casinha do Coelho. “O maior benefício será o envolvimento da comunidade, os trabalhos sociais com as crianças e adolescentes e o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva do turismo, do artesanato, comércio, restaurantes, entre outros”, completa.

COMO É A TRADIÇÃO DA OSTERBAUM
A árvore da Páscoa é montada com um galho seco, que simboliza a frieza e morte do sepulcro de Jesus Cristo. No galho são colocadas cascas de ovos coloridos, que simbolizam a alegria da vida que significa a Ressurreição do Senhor. O ovo significa ou simboliza que há vida dentro dele e dali ela brota, apesar de estar escondida até o momento em que a ruptura acontece. Dentro do ovo está a vida. A Páscoa é vida, ressurreição, esperança e alegria, apesar da Sexta-feira Santa com a crucificação de Jesus. Durante a páscoa as crianças também terão a oportunidade de levar seus ovinhos pintados para pendurar nas pequenas árvores que estarão disponíveis na praça.

Com informações: Forquilhinha Notícias

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

05/04/2024

CDL Brusque realiza mais uma edição do Sábado Fácil neste dia 6 de abril

Você também pode gostar:

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

05/04/2024

CDL Brusque realiza mais uma edição do Sábado Fácil neste dia 6 de abril