Da mesma forma como é desenvolvido um plano para abertura da empresa, é necessário planejar a forma de gerenciamento da mesma. Independentemente do tamanho da empresa é necessário estabelecer metas, parâmetros e estratégias. Pensando nisto, a CDL Pinhalzinho, com apoio do SEBRAE, promoveu o curso de APN (Administração de Pequenos Negócios), com a instrutora Clésia Ana Gubiani, do Sebrae.
A primeira edição do curso em 2017 foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro na sede da entidade.
O treinamento pretendeu demonstrar que o sucesso da empresa depende da capacidade gerencial do empresário, orientando-o com foco no mercado e no cliente, e planejando a organização interna, garantindo controle sobre os pagamentos e recebimentos e sobre a movimentação financeira.
Entre os assuntos abordados no curso, destaque para preço de mercado, análise de valor, indicadores de resultado, marketing, custos e preço de venda, administração e movimentação financeira, contas a pagar e receber; estoques e fluxo de caixa.
“O objetivo do curso foi implantar uma gestão que possibilite a tomada de decisão para solução das causas dos problemas de lucratividade, rentabilidade e liquidez, utilizando os controles físicos e financeiros”, afirmou a instrutora.