Mais de 80 pessoas participaram do workshop organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Xanxerê com o tema “Cobrança de Clientes Inadimplentes”. Na oportunidade, Renivaldo José Sebben, autor do livro “Crédito & Cobrança”, demonstrou de forma clara e objetiva algumas técnicas e ferramentas para analisar o perfil do cobrador.
Segundo o palestrante, a maioria das empresas sofrem com a inadimplência, pois o crédito no Brasil é uma cultura existente há anos. Para auxiliar as empresas quanto a inadimplência, Sebben explica que é preciso preparar um profissional para realizar esse tipo de cobrança.
“Nas minhas palestras eu passo dicas e formas de como fazer essas cobranças, e uma das principais é saber organizar o setor de cobranças, o que fazer e como fazer e, partindo disso, montar estratégias e ferramentas de cobranças”, salienta o palestrante.
As formas de se utilizar a cobrança dependem de cada empresa, porém a principal ferramenta utilizada hoje é a cobrança por telefone, seguida de WhatsApp, visita pessoal e até mesmo por carta.
“Precisa estar pronto, saber o que fazer e a educação tem que estar em primeiro lugar, até porque hoje em dia a gente não cobra e sim negocia. Então precisa ter essa postura de negociar e não de cobrador, tem que falar com clareza, ser objetivo, usar a voz no tom natural, posturas que são necessárias para esse trabalho”, esclarece Renivaldo.