Já faz muito tempo que a CDL Jaraguá do Sul mostra seu compromisso com o meio ambiente. Cuidar da natureza, além de um exercício de cidadania, é uma excelente forma de manter a nossa “casa” em ordem, fazendo com que ela prolongue sua existência. Por este motivo, a entidade realiza durante todo o ano o Recicla CDL, campanha de arrecadação e destinação final adequada de resíduos eletroeletrônicos. Em 2018, não foi diferente, e a ação encerrou o ano com o recebimento de 11.991 toneladas de materiais obsoletos para serem reciclados ou reaproveitados.
Os materiais aceitos são computadores (CPUs, monitores, mouses, teclados, impressoras, placas eletrônicas, processadores e periféricos em geral), no-breaks e estabilizadores de energia, aparelhos de som, televisores, videocassetes, telefones e aparelhos, e baterias de celulares.
Para que a população da cidade possa descartar com consciência estes materiais, a CDL Jaraguá do Sul mantém pontos fixos de arrecadação. Eles ficam na Católica SC, IFSC (Centro), SIPAR e WEG e WEG 2.
O Recicla CDL é um programa desenvolvido pela FCDL/SC e pelas CDLs, com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA). O objetivo é conscientizar a sociedade para a importância da coleta seletiva e da reciclagem, da destinação correta dos resíduos e da diminuição do volume de lixo gerado.
Nesse sentido, a Federação estimula as Câmaras de Dirigentes Lojistas a realizarem em seus municípios a campanha para dar o destino correto a estes materiais que as pessoas muitas vezes nem sabem que podem ser reaproveitados.
Com essa premissa, a entidade procura participar de projetos que contribuam com a natureza. Além do Recicla CDL, a Câmara de Dirigentes Lojistas integra ainda o Recicla CDL na Escola, concurso de redação e desenho voltado a alunos da rede pública municipal do Estado para difundir conceitos de educação ambiental entre crianças e adolescentes.