Mais de meia tonelada de lixo eletrônico foi recolhida no sábado, 10 de março, em mais uma edição do Recicla CDL em Joaçaba. Agora, os materiais terão o destino ambientalmente adequado que não a natureza.
A população, com consciência ambiental, atendeu ao chamado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município e levou os resíduos obsoletos para o ponto de arrecadação. Os materiais foram levados pela empresa Alpha Digital, parceira da entidade na campanha, que dará o fim ambientalmente correto aos materiais: a reciclagem ou descarte em ambiente correto.
O ponto de arrecadação de materiais foi instalado na praça em frente à prefeitura. Lá foram descartados gabinetes de computadores, processadores, impressoras, placas-mãe, celulares, monitores, pilhas, telefones, rádios, celulares, micro-ondas e outros aparelhos considerados sucatas eletrônicas.
Alguns materiais coletados exigem cuidados específicos, em razão disso foi cobrada uma taxa. O levantamento divulgado pelos coordenadores do projeto mostrou que no total foi coletado 612 quilos de lixo eletrônico, 169 lâmpadas e 8 unidades de toners foram recebidos. “Um saldo positivo para uma importante campanha que renderá resultados a longo prazo em se tratando de Meio-Ambiente”, afirma o presidente da CDL e conselheiro do SPC, Marcelo Risson.