Durante o mês de novembro, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Ipira realizou uma campanha de conscientização ambiental para dar o destino ambientalmente adequado aos resíduos eletroeletrônicos obsoletos, como computadores, celulares, telefones, televisores e placas eletrônicas. O Recicla CDL na cidade arrecadou cerca de quase duas toneladas de resíduos que foram levados para reciclagem.
A campanha contou com o apoio da Secretaria de Educação de Ipira, que divulgou a ação nas escolas do município e disponibilizou locais para recolher os resíduos. Na Escola de Educação Básica Carlos Fries, foi realizado um projeto sobre reciclagem e os alunos ajudaram a distribuir panfletos sobre o tema e a coletar equipamentos. “Essa conscientização foi muito importante, principalmente nas escolas. Nós agradecemos a todo mundo que se empenhou nessa campanha, que vestiu a camisa”, disse Jessica Potrich, diretora do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da CDL.
O Sicredi e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) também apoiaram a iniciativa. Essa foi a primeira edição e os organizadores já planejam realizar mais campanhas. Os componentes eletrônicos serão enviados para a Alemanha e para a Holanda, onde máquinas separam cada tipo de metal. Já os materiais plásticos e de vidro são reciclados no Brasil, como explicou Cassio Balbinot, responsável pela empresa que fará a reciclagem dos resíduos.