O programa entra em uma fase de maior envolvimento dos lojistas e vai contar com ações como oficinas e um projeto de capacitação coletiva. A intenção é fortalecer do comércio local através da valorização da marca “Centro de Tubarão no Coração de Todos”.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre Sebrae, prefeitura e CDL Tubarão. O propósito do movimento é consolidar o Centro como o coração da cidade, que não para de pulsar e vibra cultura, história, comércio e diversidade.
Até agora já foram instaladas aplicações da marca Centro de Tubarão em diversos pontos do bairro: no muro dosa Correios, na Praça 7, terminal rodoviário e ao longo da Avenida Marcolino Martins Cabral, entre outros.
Durante o encontro, além da explanação do cronograma de ações e oficinas previstas, foi promovido um espaço aberto de escuta aos comerciantes presentes, que compartilharam seus principais desafios e necessidades na rotina empreendedora.
Entre os pontos abordados estiveram uma padronização do horário do comércio, mobilidade urbana, transporte coletivo, segurança pública e Dia D.
Estiveram presentes o secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviço, Samuel Silva; a presidente da CDL Tubarão, Karen Brodbeck; o diretor executivo da entidade, Walmor Jung Júnior; a analista de projetos do Sebrae Regional Sul, Renata Goulart Fernandes; e o consultor do Sebrae, Mauro Camargo, que será um dos responsáveis pela condução das capacitações.
Samuel Silva, que além de secretário possui forte atuação no meio empresarial e associativista, ressaltou a importância do engajamento dos lojistas para o sucesso do programa. “A participação ativa dos lojistas é fundamental para dar sustentação às nossas ações e garantir que sejam mais assertivas. Não vamos trabalhar com base em suposições, por isso ouvir, dialogar e construir juntos é essencial em todo o processo”, destacou.
A consultora de projetos do Sebrae, Renata Goulart, destacou sobre a importância de uma marca. “O maior valor de uma marca é que as pessoas vivam esta marca e que engajem nela”, refletiu em analogia aos objetivos do projeto de place branding do Centro de Tubarão.
“Precisamos pensar da porta pra fora e incentivar os lojistas a enxergarem seu papel no contexto urbano e a pensarem coletivamente em uma estratégia que vá além do ambiente interno de cada loja. Nossa proposta é desenvolver um olhar mais integrado e estratégico para o território comercial do centro da cidade cidade”, concluiu Renata.
Para Mauro Camargo, a união dos lojistas é indispensável. Ele ainda compartilhou uma experiência de quando foi dono de um açougue em Porto Alegre e, junto a outros comerciantes, criou uma associação entre os açougueiros. “Essa união nos permitiu, inclusive, a contratação coletiva de uma empresa de publicidade para reduzir custos e potencializar resultados. Essa colaboração faz a diferença no crescimento dos negócios locais”, observou.
Já o diretor executivo da CDL Tubarão, Walmor Jung Júnior, reforçou o compromisso da entidade em apoiar iniciativas de impacto coletivo. “A CDL estará sempre de portas abertas para fomentar projetos desta envergadura, pois entende o poder do associativismo”.
Por fim, a presidente da entidade, Karen Brodbeck, ressaltou que um projeto como este do Sebrae, vai além da economia. “Apoiar um projeto dessa importância é como assinar um compromisso com toda a população. Tenho a convicção que ele trará melhorias não apenas para os empresários, mas para todos de um modo geral”, compartilhou.
• Sobre o Projeto de Capacitação Coletiva
A proposta tem como objetivo central fortalecer a gestão e performance das empresas dos bairros Centro e Oficinas, por meio de um conjunto de ações práticas:
• Ações previstas:
• Consultoria de Governança Territorial – alinhamento e planejamento conjunto para o desenvolvimento do comércio local (Jul/2025 a Dez/2026);
• 6 Oficinas presenciais e online – temas como precificação, atendimento, vendas digitais, presença online, inteligência artificial e gestão de pessoas;
• Consultorias individuais – atendimento personalizado para 30 empresas, com até 20 horas de mentoria por empresa, em áreas como finanças, marketing, pessoas e inovação;
• Missão empresarial nacional – visita técnica com até 20 participantes para benchmarking em outro centro comercial do país.
Público-alvo:
MEIs, MEs e EPPs do comércio varejista e prestadores de serviços localizados no Centro e Oficinas.
Próximos passos:
As oficinas iniciam em setembro e seguem até abril de 2026. A adesão aos atendimentos já está aberta, com temas e horários flexíveis conforme a realidade de cada empresa.
