O setor de papelarias de Criciúma inicia 2026 em um cenário de expansão, marcado pelo crescimento no número de empresas que atuam no segmento. Em 2025, seis novas papelarias foram abertas no município, o que eleva para 64 o total de estabelecimentos do setor.
Com a aproximação do período de volta às aulas, a movimentação no comércio já começa a se intensificar. Enquanto as instituições da rede privada retomam as atividades no início de fevereiro, o calendário escolar segue com o retorno das aulas na rede municipal no dia 18 de fevereiro e na rede estadual no dia 19, mantendo o fluxo de consumidores aquecido ao longo de todo o mês.
A presidente da CDL de Criciúma, Andréa Gazzola Salvalággio, destaca que este também é um momento especial para muitas famílias, que costumam vivenciar juntas a compra do material escolar. “Além de exigir atenção ao orçamento, esse período tem um valor afetivo para muitos consumidores. Por isso, é importante que as papelarias estejam preparadas para orientar as famílias diante das diferentes listas de materiais e produtos”, afirma.
O crescimento no número de empresas reflete a capacidade do comércio criciumense de acompanhar a demanda da cidade e se adaptar às mudanças no perfil de consumo. Segundo o levantamento do Observatório Econômico da CDL de Criciúma, atualmente 58 empresas atuam no comércio varejista de artigos de papelaria, enquanto seis são especializadas no comércio atacadista de artigos de escritório e papelaria.
A estrutura empresarial do setor é formada majoritariamente por pequenos negócios: 61 empresas são Microempresas (ME), representando 95,3% do total, e três são Empresas de Pequeno Porte (EPP), equivalentes a 4,7%.
Na região central da cidade, estão concentradas 15 papelarias, seguidas pelos bairros Nossa Senhora da Salete e São Luiz, com quatro unidades cada. O bairro Próspera conta com três estabelecimentos, enquanto regiões como Bosque do Repouso, Brasília, Imperatriz, Michel, Operária, Pinheirinho, Pio Corrêa, entre outros, registram duas empresas cada, garantindo acesso dos consumidores em diferentes pontos do município.
DEMANDA EDUCACIONAL IMPULSIONA A EXPANSÃO DO SETOR
Os dados do Observatório Econômico da CDL de Criciúma indicam que a demanda gerada pelo sistema educacional é um fator relevante para a expansão do setor de papelarias no município. Segundo o Censo Escolar de 2024, Criciúma conta com 53.040 alunos, sendo 49.181 no ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio), 4.562 na educação profissional e 1.404 na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Por Débora Pavanate