Notícias

Comércio está otimista para as vendas da Páscoa, revela FCDL/SC

400 empresas associadas participaram do levantamento. 63% acreditam no crescimento das vendas para a data

A maioria do comércio catarinense está otimista para a Páscoa deste ano. Levantamento realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) aponta que 63,1% dos entrevistados acreditam que as vendas para a data em 2022 serão superiores as registradas no mesmo período do ano passado. Outros 26,1% avaliam que deve ser igual.

“O cenário ainda é desafiador, a pandemia do coronavírus já não é o principal entrave e sim a guerra no leste europeu entre a Rússia e a Ucrânia que deixa o mercado nervoso e temos ainda o aumento da inflação”, avalia Ivan Roberto Tauffer, presidente da FCDL/SC.

Mesmo com essa perspectiva parte dos entrevistados, 44,1% avalia que o crescimento do volume de vendas será de até 3%, não considerando nesta estimativa uma mudança do atual quadro econômico. O levantamento da FCDL/SC foi realizado com 400 empresas associadas que atuam no varejo em 20 cidades com maior potencial de consumo – IPC demonstra ainda que além dos chocolates, roupas e calçados também serão os itens mais escolhidos pelos consumidores na hora de presentear.

Também foi identificado que 45,9% disseram que haverá aumento no estoque, 40,5% estão programando alguma promoção e o tíquete médio deve ficar em torno de R$ 127,00. Sobre o meio de pagamento, 47,7%, apontaram o cartão de crédito e 27,0% informaram que será à vista ou no cartão de débito, seguido do crediário com 13,5%. E quanto à forma de atendimento, 47,7% estão operando tanto de forma física quanto on-line, 52,3% venderão somente em loja física. A maioria ainda acredita que o chocolate será a forma mais utilizada para presentear com 62,2%. A grande maioria não deverá contratar mão-de-obra temporária para atender a demanda com 92,8% e 72,1% acreditam que os filhos que serão os mais presenteados.

Notícias
  • Novo Diretor Distrital da FCDL/SC é empossado

    Continue lendo Clique e leia
  • Alta dos juros preocupa setor empresarial catarinense

    Continue lendo Clique e leia
  • Ivan Tauffer em jantar pré-evento do Startup Summit

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Você sabe o que é e como funciona a criptografia?

    Continue lendo Clique e leia
  • Dia Livre de Impostos acontece dia 02 de junho em todo o país

    Continue lendo Clique e leia
  • FCDL/SC: Raul Weiss deixa legado essencial ao empreendedorismo catarinense 

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais