Notícias

29/05/2024|

15:13

Dia Livre de Impostos é destaque em sessão da Alesc

Presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior e o Coordenador Estadual da CDL Jovem de Santa Catarina explicam como será a ação em Santa Catarina

A 18ª edição do Dia Livre de Impostos, que ocorre em 06 de junho em todo o país, foi tema de pronunciamento durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 29.
A sessão foi suspensa durante dez minutos – a pedido do deputado estadual Matheus Cadorin, do NOVO. Na ocasião, houve a manifestação do presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior e do Coordenador Estadual da CDL Jovem de Santa Catarina.

O presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior agradeceu o espaço para debater esse importante tema. “O DLI é uma mobilização nacional para manifestar insatisfação com a carga tributária no Brasil. Ao longo de nossa gestão, temos viajado por todo estado de Santa Catarina e a alta carga tributária sempre está entre os assuntos mais debatidos, o que torna essa ação ainda mais importante”, frisou.

Onildo explicou que a ação está na 18ª edição e acontece no próximo dia 06 de junho, em todo o país. “E aqui, em Santa Catarina, será o maior DLI da história. Isso é resultado de um trabalho forte que estamos fazendo com os jovens, junto com nosso Coordenador Estadual, Marcos Brinhosa, reaproximando essas jovens lideranças da Federação”.
Segundo o coordenador, já estão inscritas para participar lojas e empresas situadas em todas as regiões do estado. “Do ano passado para cá, com os eventos que organizamos e a expansão das CDLs Jovens, cidades que nunca promoviam a ação irão participar. Um exemplo é Criciúma, Balneário Camboriú, Indaial, Capinzal, Itajaí e São Migual do Oeste”
Em nome de Cadorin, que está licenciado, o deputado André de Oliveira destacou que o Dia Livre de Impostos é importante para que a população saiba o quanto os impostos encarecem itens básicos, como alimentos e combustíveis.

“Muita gente não percebe que há 61,95% de imposto na gasolina, 48,28% na energia elétrica e quase 70% nos smartphones importados”, disse o deputado. “É um absurdo a carga tributária no país. Apoiamos a causa do Dia Livre de Imposto e vamos lutar por um sistema tributário mais justo e eficiente.”

O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), parabenizou a FCDL e a CDL Jovem pela iniciativa do DLI. “É um momento de reflexão sobre a carga tributária que é pesada para todos nós consumidores. Fazendo essa mobilização, conseguimos transparecer o quanto existe de insatisfação por parte de todos os consumidores,” destacou.

Empresas participantes
Mais de 100 mil lojas de todo o país devem participar da ação em 1.500 cidades.
Para saber as empresas participantes de cada região e também os lojistas que venderão de maneira online, acesse o site: www.dialivredeimpostos.org.br. No site, os consumidores poderão ver o comparativo dos valores dos produtos e serviços com e sem os impostos cobrados. O ato educativo elucida a população em relação a quanto a carga tributária impacta em sua rotina diária e no seu poder compra.

Saiba mais
O Dia Livre de Impostos acontece há 18 anos com o intuito de conscientizar a população, o poder público e o varejo a respeito da alta carga tributária paga no Brasil. Este ano, a ação será realizada no dia 06 de junho, quando lojistas dos 26 estados e do Distrito Federal vão comercializar seus produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Em alguns casos, os descontos podem chegar a 70% do valor final do produto.
A campanha é uma realização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). Participam da ação, lojas de rua do varejo, ⁠shopping centers, ⁠restaurantes, ⁠prestadores de serviço e ⁠postos de gasolina.

Texto e fotos: Dirleni Dalbosco/FCDL/SC

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas notícias

05/06/2024

Santa Catarina terá o maior Dia Livre de Impostos da história

04/06/2024

FCDL arrecada mais de meio milhão de reais em prol do Rio Grande do Sul

04/06/2024

Dia dos Namorados deve movimentar R$ 23 bilhões no comércio, aponta pesquisa CNDL/ SPC Brasil

Você também pode gostar:

05/06/2024

Santa Catarina terá o maior Dia Livre de Impostos da história

04/06/2024

FCDL arrecada mais de meio milhão de reais em prol do Rio Grande do Sul

04/06/2024

Dia dos Namorados deve movimentar R$ 23 bilhões no comércio, aponta pesquisa CNDL/ SPC Brasil