Notícias

29/02/2024|

13:47

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição do Programa Lucra Mais

Ao todo 22 cidades são contempladas com 660 vagas voltadas à capacitação e consultoria para empresários de micro e pequenas empresas.

A Sede do Sebrae/SC, em Florianópolis, foi palco nesta quarta-feira (28) para o lançamento da 2º edição do Programa Lucra Mais. Uma iniciativa que contribui para o desenvolvimento de estratégias e caminhos práticos para impulsionar os lucros das Microempresas (ME) e Empresas Pequeno Porte (EPP) catarinenses, dos setores de Comércio e de Serviços.
Para o sucesso da iniciativa, o Sebrae/SC conta mais um vez com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac SC), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC).

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Campos Carvalho, celebrou os bons resultados da edição anterior, que culminou no lançamento dessa 2ª edição. “O Programa Lucra Mais alcançou 22 turmas distintas e 680 empreendedores catarinenses em 2023. Queremos repetir esses números em 2024, levando informação de qualidade até a ponta, desta vez aglutinando outros municípios. Assim, oportunizaremos o networking e o alcance de estratégias de negócios a mais empresas, com o suporte de profissionais capacitados e com a expertise necessária, por isso temos o Senac conosco, junto da Fecomércio e FCDL”, comentou.
Dentre os resultados apresentados durante o lançamento do Programa Lucra Mais para 2024, estavam os números coletados a partir da pesquisa de satisfação com os participantes em 2023. Para os entrevistados, mais de 8% obtiveram um aumento no faturamento de seus negócios e 6,25% na sua lucratividade. Já o nível de satisfação com o Programa foi de 94% e o NPS (Net Promoter Score) de 85%, o que demonstra a efetividade da ação.

O presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, comenta a parceria com o Sebrae/SC. “Me sinto honrado em estar neste projeto, pois este é o nosso papel. A diretoria da Fecomércio SC trabalha como mola propulsora para desenvolver todo o seu ecossistema do setor do comércio, serviço e turismo, assim, o Lucra Mais vem ao encontro desses objetivos”.
Já o presidente da FCDL/SC, Onildo Dalbosco Júnior, demonstrou felicidade com o anúncio da segunda fase do Lucra Mais. “Os associados gostaram muito da primeira fase. Estamos muito satisfeitos que mais empresas serão atendidas por esse programa que foi pensado e planejado para incrementar as vendas com conteúdo prático. Parabéns a toda equipe do Sebrae”.

O vice-presidente de Assuntos Públicos e Políticos que representou a FCDL/SC no evento, José Manoel Ramos, destacou que programas contribuem para que Santa Catarina estivesse no topo com os melhores índices do Brasil.
A pesquisa de tendências dos pequenos negócios , realizada no terceiro trimestre de 2023, pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC, apontou um crescimento no faturamento dos segmentos de Comércio (13,64%) e Serviços (6,27%), áreas beneficiadas pelas ações do Programa Lucra Mais.

Sobre os pequenos negócios varejistas, um levantamento da Fecomércio/SC aponta que as dificuldades de crescimento estão relacionadas ao cenário econômico desfavorável (29,1%), à alta concorrência, especialmente com o varejo online (22%) e a alta carga tributária (21,1%). Quanto à aplicação de recursos tecnológicos as dificuldades para os pequenos negócios varejistas é o alto custo das ferramentas (26,6%), seguido da falta de mão de obra qualificada (19,2%).
“Por isso, ações como o Lucra Mais são primordiais para apresentar um direcionamento às micro e pequenas empresas que querem crescer com conhecimento”, destaca Renato Campos Carvalho.
As aulas para as 660 empresas inscritas no Lucra Mais 2024 têm início em abril e vão até julho, com 21 horas de aula ao todo, de forma presencial. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo www.sc.senac.br/lucramais.

O programa na visão de quem já fez
Bruna Bortholotto, da empresa GR Condimentos, de Videira, compartilhou sua experiência com o Programa Lucra Mais durante a cerimônia de lançamento da 2ª edição.
“Durante a minha participação no programa percebi que os aspectos que a gente mais precisava trabalhar no nosso negócio eram os que estavam alinhados aos pilares de processos e gestão financeira. Para ver a questão de custos, avaliar nesse aspecto. E aí, os resultados foram muito bacanas, porque a gente conseguiu formatar melhor os processos, conseguimos revisar a nossa formação de custos, o que nos deu uma segurança melhor do nosso produto. O Lucra Mais nos ajudou justamente a lucrar mais, no sentido de reavaliar o custo, fazer alguns ajustes”.
A empresária Mariângela de Abreu, da empresa Luz da Lua, de Concórdia, também falou sobre os resultados que colheu a partir da iniciativa.
“A gente teve várias trocas com outros empresários da cidade. Pude sentir que algumas dores que a gente sente, também são as dores dos outros empresários. Pensamos no que podíamos fazer para melhorar e, nesse movimento, tivemos muitas trocas importantes.”
As duas empresárias estiveram em turmas do Lucra Mais 2023 e, a partir dessa experiência, puderam participar da missão empresarial do Sebrae/SC para o maior evento de varejo do mundo, a NRF 2024, realizada em janeiro em Nova Iorque.

Confira as cidades participantes do Programa Lucra Mais:
Araquari
Balneário Camboriú
Brusque
Caçador
Capinzal
Imbituba
Indaial
Itapiranga
Jaraguá do Sul
Joinville
Lages
Major Vieira
Monte Castelo
Seara
Orleans
Palhoça
Pomerode
Porto União
Rio do Sul
São Joaquim
São João Batista
Xanxerê

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas notícias

16/04/2024

Programa Primeiros Passos da FCDL/SC reúne presidentes e gestores de CDLs em Florianópolis

10/04/2024

Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista debate demandas do setor na FCDL/SC

09/04/2024

Aviso de pauta: Reunião da Frente Parlamentar na sede da FCDL/SC

Você também pode gostar:

16/04/2024

Programa Primeiros Passos da FCDL/SC reúne presidentes e gestores de CDLs em Florianópolis

10/04/2024

Frente Parlamentar de Apoio ao Comércio Varejista debate demandas do setor na FCDL/SC

09/04/2024

Aviso de pauta: Reunião da Frente Parlamentar na sede da FCDL/SC