Notícias

01/02/2024|

09:12

FCDL/SC e Sicoob lançam programa Educação Financeira nas Escolas

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC) e o Sicoob Central SC/RS lançaram nesta quinta-feira, dia 1º de fevereiro, em uma live, às 10 horas, o programa Educação Financeira nas Escolas. O programa tem o objetivo de disseminar e preparar as crianças e jovens para um futuro com estabilidade e segurança. O lançamento ocorreu na sede da FCDL em Florianópolis e foi acompanhado por dirigentes e funcionários das duas entidades, por plataforma on-line.

As Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (CDL) inscritas no programa farão os contatos com as redes municipais de ensino, enquanto o Sicoob será responsável pela metodologia e aplicabilidade do programa. Até o final da live 48 Câmaras de Dirigentes Lojistas das 209 existentes já tinham aderido ao programa, que manterá as inscrições até o final de fevereiro.

“Esta parceria com o Sicoob vai permitir que crianças e jovens catarinenses possam aprender mais sobre como administrar melhor o dinheiro para ter uma vida mais tranquila e estável do ponto de vista financeiro. Desde que assumimos começamos a pensar num programa que tratasse disso”, disse o presidente da FCDL, Onildo Dalbosco Júnior

O diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto, destacou que a parceria com a FCDL vai permitir grandes avanços para o programa. “As cooperativas do Sicoob trabalham este tema desde a fundação, porque é da essência do cooperativismo financeiro, que entre seus princípios têm a educação, formação e informação (artigo 5º) e o interesse pela comunidade (artigo 7º)”, explicou.

A diretora de Administração do Sicoob Central SC/RS, Maria Luisa Lasarim, disse que “as crianças e os jovens são o nosso o futuro e nada melhor do que prepará-los para uma vida com mais conhecimento sobre administração financeira, para que possam trabalhar e empreender com sucesso, e a FCDL é uma parceria ideal, porque há uma convergência de propósitos”, destacou.

Sem tabu

O supervisor da unidade de Cidadania e Sustentabilidade, Juliano Oliveira Fernandes, disse que o tema precisa “deixar de ser tabu e fazer parte do dia a dia das pessoas, das escolas e das famílias”. Na apresentação, mostrou com dados do SPC, que 80% dos entrevistados não fazem orçamento; 21% só conversam sobre dinheiro em família quando a situação financeira é ruim; e 46% admitem brigar com o cônjuge por causa de dinheiro.

E, no entanto, 81% consideram importante fazer pesquisa de preços antes de realizar compras, mas só 48% fazem isto sempre; 67% acham necessário reduzir as despesas em casa, mas apenas 26% fazem isto sempre; 59% consideram importante economizar para investir, mas só 17% fazem isto sempre.

Conteúdo aplicado

A analista de Projetos do Sicoob Central SC/RS, Elaine Dias, explicou os dois programas que o Instituto Sicoob realiza com as cooperativas e os públicos a quem se endereçam. Para disseminar o assunto da educação financeira, o Sicoob vem trabalhando com o Eixo Cidadania Financeira, em dois programas: Se Liga finanças, e Educação Financeira, além de oferecer clínicas financeiras gratuitas.

“O programa Financinha nas Escolas é para a faixa etária de seis a 12 anos. São quatro livros da Coleção Financinhas que propiciam atividades como contação de histórias, roda de conversa, teatrinhos com os personagens, dinâmicas, atividades e exercícios variados”, explicou Elaine.

Há uma trilha on-line para orientação do professor ou professora e são no mínimo quatro encontros: um workshop com os professores, para estabelecer um plano de ação, e três encontros com as crianças, com duração de duas horas por encontro. É desenvolvido para alunos do ensino fundamental e integram a Base Nacional Comum Curricular. Por meio de materiais pedagógicos, favorecem o aprendizado e a integração das crianças de forma cooperativa, desenvolvendo comportamentos que auxiliam a criação de hábitos financeiros saudáveis

O programa Se Liga Finanças abrange jovens de 15 a 29 anos e microempreendedores individuais. Tem por objetivo mostrar às pessoas os benefícios de uma vida financeira saudável, proporcionada pelo uso responsável do dinheiro, além de conscientizar sobre a importância de uma boa gestão financeira para a prosperidade dos pequenos negócios. O conteúdo é desenvolvido em um workshop de quatro a oito horas, com conteúdo prático e interativo. Nele, os participantes aprendem sobre gestão de finanças pessoais, a relação com o dinheiro, orçamento pessoal, dívida e endividamento, planos de vida, noções de economia e introdução a investimentos, além de gestão de finanças MEI (Microempreendedor Individual), que abrange conceitos, indicadores macroeconômicos, gestão financeira e crédito para MEI.

Live

Participaram da live presencial, na sede da FCDL, o presidente da Federação, Onildo Dalbosco Júnior; os vice-presidentes de Serviços, José Carlos Benini; Administrativo e Financeiro, Jaime Henrique de Oliveira; o superintendente Institucional, Arnaldo Sousa. Pelo Sicoob Central SC/RS, a diretora Administrativa Maria Luisa Lasarim; o supervisor de Cidadania e Sustentabilidade, Juliano Oliveira Fernandes; a analista de Projetos, Elaine Dias e a analista júnior de Projetos, Deisi Cristiane Haag. Entre os mais de 90 participantes on-line, o diretor de Negócios do Sicoob Central SC/RS, Olavo Lazzarotto e o vice-presidente de Assuntos Públicos e Políticos da FCDL, José Manoel Ramos.

Fonte: Sicoob Central SC/RS – Assessoria de Imprensa (com FCDL)

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas notícias

23/07/2024

Encontros Regionais fortalecem CDLs e aproximam ainda mais a Federação das entidades

23/07/2024

No combate à Indústria “limpa nome”

22/07/2024

COFEM mostra preocupação com renovação da concessão da BR 101

Você também pode gostar:

23/07/2024

Encontros Regionais fortalecem CDLs e aproximam ainda mais a Federação das entidades

23/07/2024

No combate à Indústria “limpa nome”

22/07/2024

COFEM mostra preocupação com renovação da concessão da BR 101