Campanhas

Outubro Rosa

Outubro é mês de conscientização sobre os cuidados e prevenção a respeito do câncer de mama. E, como acontece anualmente, a FCDL/SC incentiva esta atenção com a saúde por meio do Outubro Rosa, campanha dirigida à sociedade e às mulheres destacando a importância das atitudes preventivas e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer.

Com sua capilaridade e credibilidade, o movimento lojista de Santa Catarina vem tradicionalmente apoiando a campanha. A maioria dos estabelecimentos comerciais decora suas vitrines e lojas com motivos da mesma cor ao longo do mês, além de incentivar a decoração de
prédios públicos, fachadas e monumentos.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Não há uma causa única para o câncer de mama, diversos fatores estão relacionados ao surgimento da doença. Contudo, se detectado precocemente, há 95% de chances de cura.