O Recicla CDL também vai agir nas escolas, conscientizando as crianças e tornando-as multiplicadoras das boas práticas em prol do meio ambiente. Isso por que a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Videira acaba de reeditar a parceria com a secretaria municipal de educação para inscrever todas as escolas da rede municipal de ensino do município na 7ª edição do concurso Recicla CDL na Escola, promovido pela Federação Catarinense das CDLs (FCDL-SC) em parceria com CDLs de todo o estado.
Durante uma reunião na manhã de sexta-feira, 12 de maio, entre a diretora cultural da CDL, Ivonete Zani, a secretária executiva da entidade, Larissa Seemann Perondi e o secretário de educação, Gean Farinon, ficou acertado que as oito escolas do município com ensino de 1ª a 5ª séries participarão do concurso na modalidade de desenho. Seis delas, que também oferecem ensino da 6ª a 9ª séries, também concorrerão na modalidade de redação. Em 2017, os estudantes serão convidados a pensar sobre o aquecimento global, suas causas, consequências e formas de se preservar a Terra, os animais e a humanidade das mudanças climáticas. Por isso, os trabalhos deverão ser feitos em torno do tema “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”.
“O objetivo principal deste concurso é promover, entre os estudantes, a conscientização sobre o papel dos seres humanos na preservação e conservação do meio ambiente. Além disso, é uma forma de aproximar a CDL da comunidade escolar, por isso, estamos reeditando essa parceria”, destaca a diretora cultural da CDL, Ivonete Zani.
Para desenvolver os trabalhos, a FCDL enviará para as escolas um kit de trabalho composto por folders com orientação aos professores, cartazes A3, fichas de inscrição, folhas de redação, envelopes para envio dos trabalhos que representarão o município na fase estadual do concurso, relatório de atividades do professor, adesivos e DVD (conterá novo episódio da Liga Sustentável, regulamento do concurso, cartilhas de educação ambiental e playlist).
A secretária executiva da CDL, Larissa Seemann Perondi, explica que os trabalhos serão julgados em duas etapas: a primeira, no município, através de uma comissão formada por integrantes da secretaria de educação que vai eleger uma redação e um desenho, que seguirão para a segunda, que é estadual. Os dois vencedores da etapa municipal receberão kits escolares contendo mochilas, cadernos, estojos de lápis, estojos de canetas diversas, bonés e camisetas e R$ 250 cada um. Já na etapa estadual a avaliação será feita por uma diversificada comissão técnica que escolherá os finalistas. Os autores dos cinco melhores trabalhos de cada modalidade serão premiados com um tablet para o aluno e seu professor orientador. O resultado final será divulgado no dia 20 de novembro.