O ano de 2017 está próximo e os coordenadores dos Núcleos da CDL Florianópolis se organizam para iniciar o planejamento estratégico para atender às demandas de cada grupo e captar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, de modo que alcance os objetivos da entidade e dos Núcleos.
Para orientar os coordenadores e os integrantes de cada grupo, a CDL promoveu na quinta-feira, 10 de novembro, na sede da entidade, uma palestra sobre “Desenvolvimento do ser Humano”, com Edmilson Carlos Vieira, especialista em Recursos Humanos.
De acordo com o presidente da CDL, Marco dos Santos, o planejamento estratégico foi implementado há dois anos e tem surtido um efeito muito positivo. “O planejamento determina que os núcleos desenvolvam suas tarefas de maneira disciplinar”, explicou o presidente.
Durante o encontro, o especialista enfatizou que é necessário seguir uma linha de orientação do trabalho para ser mais assertivo. “É preciso saber três pontos: onde estamos, para onde queremos ir e como chegaremos lá. Após ter essas etapas alinhadas, o planejamento se desenvolve”, garantiu Vieira.
Segundo o palestrante, o mais importante é ser otimista sempre. Por mais que em alguns grupos existam os “sabotadores” é preciso seguir em frente com as responsabilidades e dar continuidade no que foi proposto. “Vivemos em um mundo no qual existem mais pessoas negativas do que positivas e os líderes precisam ter foco e discernimento”, contou.
Sobre motivação, foi taxativo. “A motivação é um conceito auto, ninguém motiva ninguém. Você vai inspirar, orientar, instigar, mas a motivação parte do entusiasmo que move as pessoas para chegar ao objetivo”, afirmou.
Para finalizar o encontro, Vieira deixou como reflexão a frase do escritor Augusto Cury: “as conquistas dependem de 50% de inspiração, criatividade e sonhos, e 50% de disciplina, trabalho árduo e determinação. São duas pernas que devem caminhar juntas”.