Os varejistas e moradores de Seara conheceram o funcionamento do Vizinho Solidário e do Arquitetura Contra o Crime em reunião na quarta-feira, 19 de outubro. Os programas são implantados pela Polícia Militar da cidade e contaram com o apoio da CDL.
O Vizinho Solidário se trata de rede de comunicação entre os vizinhos para auxiliar na prevenção contra crimes. Para ser realizado, a polícia faz reuniões de sensibilização e esclarecimento sobre o objetivo do programa e a metodologia aplicada nele. Em seguida, é criado um grupo em um aplicativo de troca de mensagens que fica com o Comando de Polícia para que a população cadastrada tenha um canal direto com a PM.
Essas pessoas serão selecionadas através de uma investigação social para impedir que pessoas más intencionadas entrem no grupo. Os participantes assinam um termo de compromisso para não divulgar o que é enviado e recebido no grupo. O telefone celular que será utilizado na rede foi doado pela CDL Seara.
Já o programa Arquitetura Contra o Crime visa buscar alternativas que tornem os ambientes menos propícios ao cometimento de crimes e incentivem mudanças no comportamento das pessoas para torná-las mais participativas na própria segurança.
A Polícia Militar de Seara fará visitas aos estabelecimentos comerciais, convidando os proprietários, gerentes ou responsáveis a participarem de uma avaliação de segurança das lojas para identificar pontos vulneráveis. Na vistoria são analisados mais de 100 itens, entre eles iluminação, limpeza, segurança de portas e janelas, sistema de vídeo monitoramento, alarme, colocação ideal dos produtos, localização correta do estacionamento para clientes, controle de acesso, localização do caixa e armazenamento do dinheiro, entre outros.
Após essa análise, o policial faz uma análise para definir o nível de segurança da empresa para, posteriormente, retornar ao estabelecimento com sugestões de mudanças a serem aplicadas a fim de deixar o local mais seguro.